Uma das principais doenças relacionadas com a ingestão de água contaminada é a amebíase, causada pela Entamoeba histolytica. Essa doença pode causar febre, dores abdominais, diarreia com sangue, flatulência, anemia e, até mesmo, morte. Além da amebíase, podemos citar a cólera, a giardíase e a hepatite A.
Além dos problemas causados por organismos patogênicos, a água contaminada por substâncias químicas, como metais pesados e agrotóxicos, pode desencadear sérios danos à saúde. Esses contaminantes provocam envenenamento, desencadeiam danos ao sistema nervoso, fígado e rins e podem provocar até mesmo câncer.
A coloração amarelada ou marrom indica a presença de ferro. Se a água ou sólidos depositados no fundo estiverem verdes ou azuis escuro, isso significa a presença de manganês ou cobre. Esses três metais podem ser encontrados nas águas utilizadas para abastecimento de piscinas geralmente vindas de minas, poços ou lagos.
Um procedimento simples para eliminar o ferro é transformá-lo em óxido férrico, que é um material insolúvel e se precipita. Utilize ar comprimido para retirar a água do poço, o que pode ser feito por meio de um compressor, ou deixando a água cair em um reservatório.
A Portaria do Ministério da Saúde nº 2914:2011 dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade e, para isso, especifica o limite de 0,3mg/L para ferro e de 0,1mg/L, de manganês.
1.
É o terceiro metal mais abundante na natureza, a seguir ao alumínio e ferro, e normalmente surge na presença de ferro. O manganês está presente naturalmente na água, em concentrações baixas nas águas superficiais e em maior quantidade em águas com baixo teor de oxigénio, ou seja, em águas subterrâneas profundas.
A maioria dos sistemas de tratamento de ferro e manganês empregam processos de oxidação e filtração. O agente oxida quimicamente o ferro ou o manganês (formando uma partícula), além de matar as bactérias de ferro presentes na água. Os filtros, por sua vez, removem as partículas que ficarem em suspensão.
Para remover o cálcio e o magnésio das contas, a solução de sódio de alta concentração do tanque de salmoura é arrastada através do leito de resina. Os íons de sódio na solução deslocam os íons de cálcio e magnésio, liberando-os de volta à solução. O sódio na água foi agora trocado por cálcio e magnésio.
Para saber se há metais na água, o ideal é realizar um teste de oxidação.
Como eliminar metais pesados do organismo?