crossorigin="anonymous">
Podemos caracterizar compostos inorgânicos como aqueles que contêm metais ou átomos de hidrogênio combinado com um não metal ou um grupo de não metais. Podem ser compostos iônicos (ex.: NaCl) ou ainda moleculares (ex.: silicatos), mas não é raro observar mais de um tipo de ligação em compostos inorgânicos.
Compostos orgânicos são moléculas formadas por átomos de carbono ligados por meio de ligações covalentes entre si e com outros elementos, como hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e halogênios. Já os compostos inorgânicos correspondiam aos sistemas não vivos, como rochas e minérios. ...
Sais minerais: são nutrientes inorgânicos necessários em pequenas quantidades no nosso organismo. Dentre os principais sais minerais necessários ao funcionamento do nosso organismo, podemos citar: cálcio, fósforo, potássio, cloro, sódio, ferro e flúor.
A diferença é que os compostos inorgânicos são representados pelos minerais em geral são frequentemente pequenos, não apresenta átomos de carbono e muitas contém ligações ionicas. ... Já Os compostos orgânicos sempre contêm carbono e são mantidos unidos principalmente ou totalmente por ligações covalentes.
Compostos orgânicos são todos aqueles que tem em sua composição Carbono. Já os compostos inorgânicos são aqueles que não tem carbono na sua constituição,substancia inorgânicas que apresentam carbono na sua constituição é porque derivam de minerais que possuem carbono.
Os alimentos orgânicos são obtidos a partir de animais e vegetais, como carnes,verduras,farinha e leite,já os alimentos inorgânicos são fornecidos pela natureza, a partir de elementos vivos,como água e sais minerais.
Vegetais orgânicos são cultivados sem agrotóxicos nem adubos químicos sintéticos. Por isso, são mais confiáveis. A ausência de pesticidas leva a uma maior formação desses compostos com ação antioxidante nos orgânicos. Os alimentos orgânicos ainda são mais caros do que os tradicionais.
Alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem uso de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. As técnicas do processo de produção respeitam o meio ambiente, a saúde do trabalhador agrícola, a do consumidor e têm como objetivo manter a qualidade do alimento.
Quais são os benefícios dos orgânicos?
Os orgânicos possuem mais nutrientes, são mais saborosos, garantem uma fonte saudável de alimento e ainda colaboram para um meio de vida mais sustentável, uma vez que os agricultores tratam o meio ambiente com o respeito necessário.
7 motivos para consumir alimentos orgânicos
As principais vantagens da agricultura orgânica são:
I- Agricultura orgânica contempla a produção de alimentos e outros produtos que não fazem uso de resíduos agroquímicos prejudiciais à saúde humana e animal e não utilizam agrotóxicos, transgênicos ou produtos químicos sintéticos. II- Todo alimento produzido sem agrotóxico pode ser considerado orgânico.
Um dos principais benefícios dos orgânicos é o impacto na natureza. Como o cultivo das plantações é baseado em adubação verde, compostagem, rotação de culturas e controle natural de pragas, a produção é menos agressiva, evitando a contaminação da água e solo, e assim ajudando a preservar o meio ambiente.
Pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que os maiores desafios dos produtores orgânicos são a falta de insumos apropriados, comercialização, assistência técnica e a logística.
Como oportunidade de maior valor está a obtenção da certificação, e os principais desafios a serem vencidos para que a população em geral tenha acesso aos alimentos orgânicos estão a redução da diferença do preço de venda entre alimentos orgânicos e convencionais, e o limite de mão de obra do trabalho familiar.
os aspectos positivos são ; alimentos mais saudaveis , sem o uso de agrotoxicos ou pesticidas , o negativo é: o dificil cuidado com esses alimentos que estragam mais rapido e o crescimento lento pela falta de agrotoxicos alem de serem dizimados por pragas .
As principais vantagens da agricultura orgânica são:
A agricultura orgânica visa uma produção mais artesanal e focada no meio ambiente. Tendo como principal objetivo alimentos saudáveis e sem o uso de nenhum tipo de insumo químico para a sua produção.
Entretanto, enfrenta obstáculos relacionados a políticas públicas, em especial a dificuldade de acesso a financiamento/crédito, a falta de estrutura gerencial e logística e a pequena escala de produção, que, muitas vezes, impede o acesso ao mercado.
Os produtores relataram obstáculos quanto ao controle de insetos e pragas, a preparação do solo. Também citaram a carência de mão de obra, visto que a produção orgânica exige maior intervenção na plantação.
A contaminação pode se dar pelo solo, pela água e pelo ar, quando é feito o descarte indevido de embalagens, mau uso de herbicidas e inseticidas e por dispersão aérea em propriedades vizinhas. Além disso, a infraestrutura para a agricultura familiar é muitas vezes deficiente.
As principais dificuldades relatadas pelos produtores foram, por ordem de importância: (1) incidência de pragas e doenças; (2) aquisição de mudas; (3) custo de embalagens; (4) necessidade de mão-de-obra; e (5) custos de produção elevados.
Para identificar quais são os principais problemas no campo e como mantê-los longe da sua propriedade, é só continuar lendo este post!...1. Falta de mão de obra qualificada
Quais são os principais desafios em ser agricultor dentro e fora do campo?
Clima, pragas e falta de mão de obra estão entre os entre os problemas mais citados pelos produtores rurais no Brasil. Clima, pragas e falta de mão de obra estão entre os entre os problemas mais citados pelos produtores rurais no Brasil.
Impactos Rurais : Há uma enorme perda da biodiversidade devido ao desmatamento, queimadas e caça, além da degradação e contaminação dos solos, com uso de tecnologias, agrotóxicos, fertilizantes e produtos químicos.
Dentre os principais problemas existentes no campo brasileiro, podemos destacar: desigualdade na distribuição das terras - onde existem poucas famílias que são donas de grandes latifúndios (boa parte das terras é improdutiva).
Resposta. é necessário que políticas públicas sejam desenvolvidas para solucionar esses problemas, de forma a reduzir a desigualdade no campo, fiscalizar as condições de trabalho, além de oferecer subsídios para os pequenos produtores rurais.