crossorigin="anonymous">
As dinâmicas grupais são atividades estruturadas de caráter vivencial. São realizadas no intuito de conseguir a coesão do grupo por meio da diversão. Muitas vezes, as atividades deste tipo são realizadas com o objetivo de estimular o espírito de liderança.
O facilitador é o profissional que não só suaviza conteúdos complexos, como facilita a tomada de decisão e consegue mediar conflitos de interesses para um denominador comum, que seja eficaz para resolver o problema.
Os professores mediadores são aqueles que procuram estimular o interesse do aluno, por meio de mediação direta, de forma que os alunos possam se tornar os protagonistas do próprio processo de aprendizagem.
R$ 3.
É necessário que o profissional esteja em constante aprendizado, em busca de mais leituras e cursos para aprimorar o seu conhecimento. O mediador deve atuar em ambiente para além da escola, tendo em vista que as observações dele em consultas terapêuticas da criança pode facilitar no aprendizado.
Parágrafo único - O docente readaptado somente poderá exercer a função de Professor Mediador Escolar e Comunitário em unidade escolar de sua classificação, devendo, em caso de escola diversa, solicitar previamente a mudança da sede de exercício, nos termos da legislação pertinente.
Segundo Pannuti (2012), são características do professor mediador: I- Ser leitor de processos de pensamento dos alunos. II- Ser pesquisador dos arranjos que cada aluno faz internamente no exercício de construção do conhecimento. III- Elaborar avaliações que servirão de parâmetro para todas as intervenções pedagógicas.
⬈ O orientador/mediador intelectual – é aquele que usa os meios tecnológicos disponíveis para ajudar na escolha das informações mais importantes para o aluno; que procura adaptar essas informações aos seus contextos de vida e ajuda a ampliar o grau de compreensão de tudo e a integrá-lo em novas sínteses.
1- Orientador/mediador intelectual – Onde contribui na seleção das informações mais importantes trabalhando-as de forma a torná-las significativas para os alunos, com o intuito de que eles as contextualizem através da compreensão, avaliação, reelaboração e adaptação.