Na fase G1, que se inicia após a citocinese de uma divisão anterior, a célula começa a aumentar de tamanho e a duplicar os componentes dispostos no citoplasma. Em G1, também são produzidas moléculas de RNA, que atuarão na síntese de proteínas. ... Em G2, a célula continua aumentando seu tamanho e duplicando as organelas.
-uma célula em G1 é constituida por 46 moléculas de DNA (uma molécula para cada um dos 23 pares de homólogos. -G2 é o intervalo de duplicação do DNA e o início da divisão celular. Assim,pode-se concluir que durante essa fase,a célula apresenta 92 moléculas de DNA.
A fase G0 (G-zero) é a fase do ciclo celular onde a célula permanece indefinidamente na interfase. Geralmente, células altamente especializadas como as células nervosas, encontram-se em G0. Dependendo do tipo de célula, pode acontecer uma estimulação e o retorno do ciclo celular.
É neste período que a célula preserva-se, quando diferenciada e ativamente funcional, na composição de um tecido ou órgão. Células que se preservam neste estado diferenciado até sua morte, sem realizar divisões são ditas em G1 prolongado ou fase G0 do seu ciclo celular.
Ciclo Celular – Fase G0 Os neurônios e as hemácias são tipos de células que se encontram permanentemente em G0 até que elas ou o organismo morram. Porém, existem células que se encontram nessa fase e devido a um dano no órgão retornam a G1, continuando o ciclo. Um exemplo são as células hepáticas.
A interfase é o período entre duas divisões celulares, ou seja, é o período em que a célula não está se dividindo. É nesse período que o DNA cromossômico está ativo e a célula está em produção constante de proteínas, além de estar se preparando para a próxima divisão celular.