Outras substâncias podem se aproveitar desse gradiente de concentração e serem transportadas juntamente com o sódio. Quando forem transportadas na mesma direção, chama-se co-transporte ou simporte. Quando ocorre na direção oposta, denomina-se contra-transporte ou antitransporte.
Para mover substâncias contra um gradiente de concentração ou eletroquímico, uma célula precisa gastar energia. Os mecanismos de transporte ativo fazem exatamente isto, despendendo energia (muitas vezes na forma de ATP) para manter a concentração certa de íons e moléculas nas células vivas.
Transporte ativo, vai contra o gradiente de concentração eletroquímico, com gasto de energia. Transporte passivo vai a favor do gradiente, sem gasto de energia. Ocorrem com o objetivo de difundir substâncias importantes para todas as células do organismo.
é Neste processo, as substâncias são transportadas com gasto de energia, podendo ocorrer do local de menor para o de maior concentração (contra o gradiente de concentração). Esse gradiente pode ser químico ou elétrico, como no transporte de íons.
simporte: quando as duas substâncias são transportadas na mesma direcção. Por exemplo, a energia do gradiente de sódio Na+ é muitas vezes utilizada para transportar os açucares contra o seu gradiente de concentração.
Transporte passivo: é aquele em que não há gasto de energia durante o processo. Transporte ativo: é aquele em que há gasto de energia durante o processo.
Resposta