cortiça
A cortiça é extraída da casca do Sobreiro, que diferente de outras árvores, não precisa ser cortada para a extração da matéria prima. Apenas a casca é retirada, enquanto o tronco da árvore continua intacto.
A tradicional rolha de cortiça é a que mais se associa aos vinhos — seu uso é adotado como padrão de vedação das garrafas desde o século XVII. A cortiça é um material natural extraído da casca do sobreiro, árvore muito comum em Portugal — por isso, esse país é o maior produtor de cortiça do mundo.
O chá da rolha de cortiça diminui o fluxo menstrual, por que isso acontece? Isso acontece porque ela "estanca" o sangramento e faz com que o útero diminua as contratações, diminuindo a cólica também, ótimo né?
Significado de Rolha substantivo feminino O que serve para tampar. Pedaço roliço de cortiça, vidro ou plástico preparado para tampar garrafas, frascos etc.
A segunda é que muitos clientes gostam de guardar a rolha como lembrança do vinho que beberam, há inclusive quem anote nelas a data e o local da degustação. Inclusive, muitas rolhas contribuem com este hábito por já trazerem o nome de vinho e, às vezes, até a safra.
Eu guardo as rolhas num “vaso” de vidro, que quando enche, vai para um recipiente maior. É muito comum ver restaurantes, wine bars e lojas de vinhos fazendo até decorações com rolhas. Eu acho que fica bonito e interessante.
Porta-panelas, molduras de porta-retratos, tapetes, enfeites, luminárias e muitas outras coisas podem ser criadas com rolhas de vinhos. Portanto, na próxima vez que abrir um vinho, comece a juntá-las para colocar a mão na massa.
Vasos, garrafas e taças A rolha, por si só, pode ser exposta em qualquer recipiente de vidro para fazer parte da decoração da sua casa. Vasos, garrafas e até mesmo taças são bem-vindas!
sábado, 7 de abril de 2012 Técnica sugerida por uma amiga: quando for abrir uma boa e velha garrafa de vinho com amigos, devemos escrever nas rolhas o nome e data de quem bebeu vinho conosco (seja em casa ou em algum restaurante), e guardar todas as rolhas em um recipiente, para recordação!
As rolhas foram usadas para customizar os descansos de mesa – aqui, a ideia foi aplicada em descansos para taças e copos, mas ela também pode ser utilizada em… … descanso de panela! Tapetinhos de banheiro também podem ser customizados com rolhas.
Desde porta copos até murais de recado....10 Formas de Reutilizar Rolhas de Cortiça
Veja só algumas dicas de como reaproveitar as rolhas de garrafas no seu lar:
É fácil fazer, basta inserir um palito de churrasco na rolha, escrever o nome da planta na rolha e colocar o palito apoiado na terra, como se vê na foto.
Para fazer a colocação das rolhas em uma parede como essa, é possível fazer a colagem com cola quente, silicone, fita 3M ou cola para madeira, porém a aderência do silicone e da fita 3M podem ser melhores, principalmente em azulejos que normalmente são áreas com mais umidade.
Para colar a cortiça na parede, pode usar a fita dupla face forte, também a cola de contado (cola de sapateiro). A cola Branca (PVA) demora mais um pouco, mas dá certo também.
Modo de aplicação: aplicar a cola no suporte com uma espátula dentada, em pequenas áreas (não aplicar numa área superior à que possa ser coberta em 10 minutos). Aplicar a cortiça e pressionar firmemente ou bater com um maço de borracha. Voltar a pressionar as arestas do material ao fim de 10 minutos.
Como fazer Quadro Porta Rolhas
Para colar o papel no vidro você pode utilizar a cola comum escolar. Reaplique sobre os desenhos colados para garantir sua fixação, evitando assim que elas caiam durante o processo.
Vaso (apenas para servir de molde para a base) Tesoura. Cola Quente.
Vá fazendo movimentos em caracol com a corda, como na imagem 5 acima, mas sempre passando cola antes para fixar. Continue fazendo o mesmo movimento até que a tampa inteira esteja coberta pelo sisal.
Comece separando todos os materiais que você vai utilizar em seu artesanato. Em seguida, aplique cola quente na base do copo de vidro e posicione a ponta do sisal. Cole muito bem a primeira volta de sisal em seu copo, para que as voltas não se soltem com o passar do tempo.
Os artesanatos fáceis com sisal também podem ser revestimento de luminária ou de outros objetos (aliás, colar sisal ao redor de objetos é o que há de mais fácil quando falamos sobre artesanatos com fio de sisal), bolas ou corações e até crochê com fio de sisal, para quem sabe crochetar.
O sisal também é utilizado na produção de estofos; pasta para indústria de celulose; produção de tequila; tapetes decorativos; remédios; biofertilizantes; ração animal; adubo orgânico e sacarias. As fibras podem ser utilizadas também na indústria automobilística, substituindo a fibra de vidro.
Lavagem da corda – use sabão neutro e água fria, enxágue bem e deixe secar à sombra. Nunca use máquinas de lavar e secadoras. Não enrole a corda para guardar, guarde-a solta e sem nós. A corda pode criar “pontos fracos” se permanecer sempre dobrada nos mesmos pontos e permanecer assim.
Utilizado para a produção de cordas e tapetes, o sisal (Agave sisalana) é uma planta com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.