crossorigin="anonymous">
Quando falamos em animais ectotérmicos, estamos falando de seres que necessitam de fontes externas para conseguir manter sua temperatura. Isso quer dizer que eles precisam ficar expostos ao sol ou ficarem em algum local aquecido, como rochas. Um grupo de animais que apresenta essa característica é o dos répteis.
Ao contrário dos mamíferos e aves que são endotérmicos, ou seja, que utilizam o calor interno para manter a temperatura corpórea, as cobras, lagartos, tartarugas, crocodilos e demais parentes não possuem temperatura corporal constante.
A homeotermia consiste na capacidade dos organismos de manterem sua temperatura corporal interna constante, independente da temperatura do meio. ... Outra confusão bem comum ocorre quanto à designação animais de “sangue quente” utilizada para aves e mamíferos e animais de “sangue frio” para os demais organismos.
Animais endotérmicos, como aves e mamíferos, usam o calor metabólico para manter a temperatura corporal estável, que é frequentemente diferente da temperatura ambiente. Animais ectotérmicos, como lagartos e cobras, não usam o calor metabólico para manter a temperatura corporal, mas se mantém na temperatura ambiente.
Heterotérmicos: a temperatura corporal varia de acordo com a temperatura do ambiente. Exemplo: peixes, anfíbios e répteis. Homeotérmicos: a temperatura corporal mantém-se contante, mesmo com as variações do ambiente.
O controle da temperatura corporal humana é realizado pelo hipotálamo, conhecido como termostato biológico, uma porção pequena do encéfalo que também está relacionado com o emocional, respostas sexuais, apetite e regulação hídrica.