Pós-modernidade é o estado ou condição de ser pós-moderno - depois ou em reação àquilo que é moderno, como na arte pós-moderna. A modernidade é definida como um período ou condição largamente identificado com a Revolução Industrial, a crença no progresso e nos ideais do Iluminismo.
As características da pós-modernidade podem ser resumidas em alguns pontos: propensão a se deixar dominar pela imaginação das mídias eletrônicas; colonização do seu universo pelos mercados (econômico, político, cultural e social); celebração do consumo como expressão pessoal; pluralidade cultural; polarização social ...
A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e econômica vigente no mundo. Ao tratarmos da era moderna, pré-moderna ou ainda a pós-moderna, fazemos referência à ordem política, à organização de nações, à forma econômica que essas adotaram e inúmeras outras características.
Retomando o que nos dizem Eagleton, Bauman e Deleuze & Guattari, enquanto a modernidade era sólida e estriada, em virtude da visibilidade de seus poderes centrais, hierarquias, regras, barreiras, fronteiras etc., a pós-modernidade é fluida, ou lisa, em virtude de sua descentralização, organização em redes, sua ausência ...
O modernismo valoriza o artista e o pós-modernismo valoriza a participação do público.
Significado de Modernismo Predileção pelo que é moderno ou novo; aptidão natural para aceitar o novo.
Críticas ao pós-modernismo, embora intelectualmente diversas, compartilham a opinião de que ele não tem coerência e é hostil à noção de absolutos, como a verdade. Pode também se limitar a certas tendências do pensamento pós-moderno, como pós-estruturalismo, relativismo cultural e “teoria”. ...
O movimento pós-modernista pode ser compreendido como manifestação artística na qual um conjunto de transformações políticas, sociais e principalmente tecnológicas promoveram profunda transformação nas maneiras de expressões artísticas.
O pós-modernismo é um movimento artístico, filosófico e cultural da contemporaneidade e é caracterizado pelas mudanças científico-tecnológicas, disseminação dos meios de comunicação social e uso desenfreado das tecnologias.
O pós-modernismo pode ser definido como as características de natureza sócio-cultural e estética, que marcam o capitalismo da era contemporânea, portanto esta expressão pode designar todas as profundas modificações que se desenrolam nas esferas científica, artística e social, dos anos 50 até os dias atuais.
O Pós-Modernismo, Pós-Modernidade, ou ainda movimento pós-industrial, é um processo contemporâneo de mudanças significativas nas tendências artísticas, filosóficas, sociológicas e científicas. Surgiu após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e o movimento Modernista.
A volatividade. O prestigio ao Estado.
A crítica pós-moderna, quando reformula questões de sociabilidade e de compor- tamento político e cultural e se nutre de um marco de análise onde conceitos como pluralidade, multiplicidade, fragmentação e relativismo adquirem importância, não faz mais que reintroduzir um legado teórico e uma aventura sociológica que ...
Criticando os modernistas e a sua fé na razão iluminista, os autores pós-modernistas tendem a argumentar que a racionalidade é muito mais difusa do que o Iluminismo supunha, e que o conhecimento apenas pode ser entendido à luz do tempo, espaço e contexto social em que é construído por indivíduos e grupos.
O pós-modernismo foi um dos movimentos literários com mais vertentes diferentes! Nele, você pode encontrar desde uma poesia desconstruída até música popular brasileira. Também conhecido como a terceira fase do modernismo brasileiro, o pós-modernismo foi um movimento que abrangeu tanto a prosa como a poesia.
Quais os gêneros literários que fazem parte do Pós-modernismo?
Entre as características do chamado pensamento pós-moderno está o irracionalismo, o antifundacionismo (a impossibilidade de se fundamentar a filosofia em um princípio universal) e o relativismo. Alguns dos filósofos mais influentes no pensamento pós-moderno são Nietzsche, Heidegger e Wittgenstein.
É também ele que numera os "depois" em que temos estado mergulhados nos últimos 35 anos: o pós-modernismo, o pós-feminismo, o pós-colonialismo, o pós-político... "Com todos os 'pós', acabamos com a sensação de estar em eterna nostalgia do passado, o que redunda numa preguiça de pensar.
Não existe Deus, há uma ausência de fundamento, de um ser absoluto, de uma verdade absoluta, de um sentido para a vida, não há arqué nem télos. O que vigora é somente o esquecimento do ser e a morte de Deus. Para Vattimo, a modernidade consiste na centralização do cogito. ...
Este movimento artístico durou do início ao fim do século XVIII e tinha co … mo principais características o exagero na ornamentação e o afastamento dos temas religiosos.
A arquitetura pós-moderna é um termo genérico para designar uma série de novas propostas arquitetônicas cujo objetivo foi o de estabelecer a crítica à arquitetura moderna, a partir do ano de 1929 com o início da crise da Grande Depressão até o final da Década de 1970.
Para Alvarado (1996) as palavras pós-modernismo e pós-modernidade têm significados distintos. Pós-modernismo refere-se aos teóricos e teorias sobre pós-modernidade. Já pós-modernidade é um período histórico, sendo a condição pós-moderna uma consequência da evolução moderna.
Pós-modernidade é um conceito que representa toda a estrutura sócio-cultural desde o fim dos anos 80 até os dias atuais. Em suma, a pós-modernidade consiste no ambiente em que a sociedade pós-moderna está inserida, caracterizada pela globalização e domínio do sistema capitalista.
Resposta. Pós-moderno é uma forma (em muitos casos, pejorativa) de se referir a um modelo filosófico que é marcado pela negação de alguns princípios da modernidade, e representado por autores como Foucault, Derrida e Deleuze.
adjetivo Que pertence ao tempo presente ou a uma época relativamente recente; hodierno, atual. Que tem pouco tempo, por oposição ao que é velho novo, recente: comprei um carro moderno. Que está à frente de seu tempo: minha avó é super moderna. [História] Posterior ao fim da Idade Média até à Revolução Francesa (1789).
Os meios de comunicação não informam sobre o mundo, eles o transformam num espetáculo de simulacros para satisfazer a ávida sociedade de consumo. A primeira escola de arte a ser rotulada de pós moderna foi: a) A arte abstrata.
O Homem pós-moderno habita em um universo imagético, repleto de signos e ícones, privilegiados em detrimento dos objetos; a simulação substitui a realidade, e elege-se o hiper-realismo - também conhecido como foto-realismo, e que pretende transpor para o universo das imagens uma realidade objetiva – como expressão ...
Se há algo que define o homem pós-moderno é sua situação de desencanto. Ele é aquele que já não acredita na modernidade e a considera em um canto frio, ao qual teme olhar, como a maior das mentiras.