Indicativo
Significado de Tivera Ser o dono ou usufruir de; possuir: ele tem dois carros; ele não teve herança.
Tinha e tinham são formas conjugadas do verbo ter no pretérito imperfeito do indicativo: Tinha indica a 3. ª pessoa do singular: Ele tinha saudades de ti.
ter
Significado de Tinham Tinham vem do verbo ter. O mesmo que: experienciavam, efetuavam, definiam, traziam, ocupavam, apresentavam, haviam, julgavam, conservavam.
é um tipo de micose superficial, ou lepra, que pode aparecer nos membros, tronco, na cabeça ou na barba. ... se ela parece mais funda do que a pele, e pêlo amarelo fino há nela, o sacerdote o declarará por imundo; é tinha, é lepra da cabeça ou da barba.
2 traziam, levavam, portavam, carregavam. Conter ou ser composto por: 3 continham, incluíam, abrangiam, compreendiam, apresentavam, comportavam, encerravam, constavam.
Ter existência: 1 existiam, tinham. Acontecer: 2 aconteciam, ocorriam, sucediam, decorriam, sobrevinham, transcorriam.
2 guardar, deter, reter, conservar, trazer, portar, manter. Exemplo: Possuir as chaves dos escritórios é uma tarefa de grande responsabilidade. Ter em si: 3 conter, compreender, encerrar, apresentar, contar com, abranger, englobar.
Haveria vem do verbo haver. O mesmo que: possuiria, teria, aconteceria, ocorreria, reaveria, comportaria, presenciaria, restaria, decorreria.
A forma «há de ser» é uma forma arcaica, ou, ao contrário, moderna, em comparação com a construção que usa o verbo no futuro do presente? Exemplo: «Ela há de ser feliz» e «Ela será feliz». ... A forma «há de ser» não é propriamente um arcaísmo.
Conseqüentemente, não admite flexão de número e pessoa. Daí ser correta a construção “haveria irregularidades”, e não “haveriam irregularidades”. A confusão ocorre, entre outros motivos, em virtude de os sinônimos de “haver” serem verbos que se flexionam normalmente, dado que têm sujeito com o qual concordar.
A palavra há é uma conjugação do verbo “haver” quando este é impessoal, por isso seus significados mais comuns são no sentido de “existir” (nesse sentido, “ter”) ou, no caso de tempo decorrido, “fazer”.
Com o “h” o “há” representa uma forma do verbo haver. Assim, podemos utilizar o “há” quando o verbo haver é impessoal (sem sujeito) e possui o sentido de “existir”. Essa forma verbal é conjugada na terceira pessoa do singular do presente do indicativo.
Quando usar o "há" Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. ... Outra diferença entre há ou a é que há também é utilizado quando o verbo haver expressa tempo passado.
Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.
Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.
Quando escrever “há anos” ou “a anos”?
Logo, se desejo ter a ideia que as horas, os dias ou os anos se passaram, devo empregar o verbo “haver” na 3ª pessoa do singular: há. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Assim, o correto é dizer: Há pouco tempo a vi na sua casa.
Na indicação de tempo passado, a forma correta de escrita dessa expressão é há muito tempo, sendo formada com o verbo haver: Isso já aconteceu há muito tempo.