crossorigin="anonymous">
As medidas padronizadas -xícaras e colheres- são as mesmas usadas no Brasil. E enquanto é fácil de traduzir "teaspoon" (também visto na sigla tsp) por colher de chá, a atenção para quem está aprendendo inglês é o "tablespoon" ou tbsp - a "colher de mesa" é a nossa conhecida colher de sopa.
1 xícara = 150g. 1 colher de sopa = 9g. 1 colher de chá = 3g.
Tabela nutricional
Fermentos: 10 gramas de fermento biológico seco = 1 colher (sopa) ou 1 envelope. 10 gramas de fermento biológico seco = 30 gramas de fermento biológico fresco. 5 gramas de fermento biológico seco = 1/2 colher (sopa).
10 g equivale a 1 colher de (sopa). CONCLUINDO: 5 g de Fermento Instantâneo = 5 g de Fermento Seco = 15 g de Fermento Fresco.
20 g de Fermento Instantâneo = 20 g de Fermento Seco = 60 g de Fermento Fresco.
20 g
2 tabletes de fermento biológico fresco, 30g equivalem a 1 sachê, 10g ou 1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo.
10g de fermento biológico seco instântaneo (1 sachê) equivale a 30g de fermento biológico fresco (2 tabletes).
Vale lembrar também que 1 tablete de fermento fresco (15 g) equivale a 1/2 colher de sopa (5 g) de fermento seco. Na foto, o da esquerda é o fresco e o da direita, o seco. Você sabia que o açúcar é o alimento dos fermentos? O sal, pelo contrário, atrasa o processo de fermentação.
Para substituir fermento fresco por fermento seco, você tem que dividir a quantidade de fermento na receita por 3, ou seja, use um terço de fermento seco, da quantidade habitual de fresco. Por exemplo: se a receita pede 30g de fermento fresco, substitua por 10g de fermento seco.
Siga o nosso passo a passo:
Para substituir fermento biológico fresco por fermento seco, é bem simples, o fermento biológico fresco é 3 vezes mais fraco que o fermento biológico seco. Então toda vez que a receita pedir por fermento biológico fresco e você só tiver o seco em casa, basta usar 1/3 (um terço) da medida de fermento biológico seco.
Então, para substituir o fermento pronto na sua casa, basta colocar no bolo uma pequena quantia de bicarbonato de sódio e, ao final do preparo, acrescentar o ácido! Pode ser suco de limão, creme tártaro ou até um pouco de vinagre branco.
Para substituir o tradicional fermento biológico, aquele vendido em tablete, basta multiplicar o peso pedido por 4 ou 5 e pronto. Por exemplo, uma receita básica de pão pede 50 g de fermento biológico fresco, então você pode usar cerca de 200 g a 250 g de Levain.
Já o fermento biológico seco, possui uma data de validade maior e pode ser mantido fora da geladeira. Manter o produto em local limpo, fresco e seco, sem abrigo da luz. Após aberto o pacote a vácuo, deve-se guardar no refrigerador durante no máximo 06 (seis) semanas, pois assim ele não perderá seu poder fermentativo.
6 meses
Sem problemas. A razão pela qual o fermento seco é tão popular é que é mais fácil de guardar e é menos exigente do que o fermento fresco. Trate bem o fermento seco e pode durar alguns anos ou mais. O fermento fresco é altamente perecível e deve ser congelado se você não for usá-lo dentro de alguns dias.
Como Guardar: Armazene o Fresco na geladeira dentro de um pote plastico com um papel toalha dentro para remover a umidade, e quando o papel estiver úmido basta trocar por outro. Já o seco pode ser mantido fora da geladeira, mas sempre em local fresco e fora da umidade.
45 dias
O fermento químico, aquele em pó usado em receita de bolo, deve ser mantido bem longe da geladeira, em lugar seco e fresco. Ele possui uma validade um pouco maior do que os outros. Já o fermento biológico deve ser mantido na geladeira, sempre refrigerado. O seu prazo de validade, porém, é mais curto.
Deixe num compartimento da sua geladeira onde ficará somente ela. Lembre-se também que você não deve congelar a levedura e sim deixá-la na parte de baixo da geladeira!
Conservar este produto ao abrigo de luz, calor e umidade. Após aberto, manter o pote com a tampa fechada. SUGESTÃO DE CONSUMO: Consumir 17,5 g (5 colheres de sopa) ao longo do dia, ou conforme orientação de médico ou nutricionista.
Para guardar o Scoby por menos de um mês, basta preparar uma nova porção de kombucha. Você também pode colocar o Scoby na geladeira para interromper o processo de fermentação e armazená-lo por um a três meses. Para guardá-lo por ainda mais tempo, experimente fazer um “hotel”.
O fermento biológico é composto por fungos microscópicos vivos, enquanto o químico (ou em pó) é feito à base de bicarbonato de potássio. A forma como eles agem é bastante distinta.
O fermento biológico fresco é o vendido em tabletes, e é composto de leveduras condensadas. Precisa ficar na geladeira e ser misturado na farinha. O fermento biológico seco é vendido em uma lata, na forma de pó granulado e é produzido através da secagem do fermento fresco.
Os fungos do fermento vivo (ou fermento biológico) se alimentam da glicose da farinha de trigo: sua digestão produz, entre outras substâncias, as bolhas de gás carbônico (ou dióxido de carbono) que fazem a massa crescer.
A forma como eles agem é bastante distinta. Os fungos do fermento vivo se alimentam da glicose da farinha de trigo e sua digestão produz, entre outras substâncias, as bolhas de gás carbônico que fazem a massa crescer. Já no fermento químico, o mesmo gás é obtido em reações do bicarbonato de sódio com algum ácido.