EQST

O Que Proviso Para Contingncia?

O que é provisão para contingência?

Contingência, em uma tradução livre, remete a uma situação cujo resultado final, favorável ou desfavorável, depende de eventos futuros incertos. ... A provisão para contingências nada mais é que uma despesa que envolve valores financeiros que ainda não foram pagos, mas derivam de fatos geradores contábeis já ocorridos.

O que é provisão de tributos?

Envolve valores que financeiramente ainda não foram pagos, mas derivam de fatos geradores contábeis já ocorridos. Por exemplo: provisão para 13º salário, provisão para Imposto de Renda, entre outras. “Provisões Contábeis são despesas que, mesmo que ainda não pagas, configuram-se como ocorridas.

Como fazer provisão de 13o salário?

A fórmula é a seguinte: valor corresponde à remuneração do funcionário em dezembro dividido por 12 e multiplicado pelo número de meses trabalhados no ano. Por exemplo, se ele tiver o salário fixo de R$ 1.

O que é provisão de férias e 13o salário?

Provisão de férias é uma estimativa de gastos com as férias dos empregados, ela deve ser classificada no passivo circulante em relação aos trabalhadores que, no fechamento do período de referência, tiverem adquirido direito a férias, integrais ou não.

Como contabilizar o pagamento do 13o salário?

a contabilização do pagamento da 2ª (segunda) parcela do 13º Salário far-se-á mediante débito da conta "Salários a Pagar (PC)", no "Passivo Circulante (PC)", e crédito da conta "Banco c/ Movto. (AC)", no "Ativo Circulante (AC)", pelo valor líquido constante da folha.

Como contabilizar a segunda parcela do 13o salário?

a contabilização do pagamento da (segunda) parcela do 13º Salário far-se-á mediante débito da conta "Salários a Pagar", no Passivo Circulante (PC), e crédito da conta "Banco c/ Movto.", no Ativo Circulante (AC), pelo valor líquido constante da folha.

Como contabilizar IRRF sobre salário?

IRFF

  1. até R$ 1.

    Como contabilizar imposto de renda retido na fonte?

    A retenção do IRF, incidente sobre as importâncias creditadas por pessoa jurídica a outra pessoa jurídica, pela prestação de serviços caracterizadamente de natureza profissional, será efetuada na data da contabilização do valor dos serviços prestados, considerando-se a partir dessa data o prazo para o recolhimento.

    Como contabilizar IRRF sobre férias?

    Tanto o líquido das férias, como os impostos que incidem sobre, são contabilizados através do Recibo de Férias no Ativo Circulante - Adiantamento de Férias no momento do pagamento das férias. as contas transitórias são utilizadas para operações com desembolsos não provisionados por parte do plano de contas.

    Como contabilizar o vale transporte?

    Na aquisição do vale transporte, debita-se uma conta do ativo e credita-se a conta da origem de recursos respectiva. Na entrega do vale-transporte aos funcionários, debita-se a conta do adiantamento de vale transporte e credita-se a conta do ativo utilizada por ocasião da aquisição.

    Como contabilizar o vale alimentação?

    Assim, os vales-refeição adquiridos da Ticket Master deverão ser registrados em conta de despesas antecipadas, do grupo Ativo Circulante (AC), para ser apropriado, como despesa operacional, apenas no mês em que os mesmos forem utilizados pelos empregados.

    Como contabilizar vale combustível?

    No caso do vale combustível, quando ele é feito em dinheiro e sem o intuito de ressarcir o funcionário das despesas em nome da empresa, deve constar na folha de pagamento ou ser repassado como ticket, cartão ou vale-transporte.

    Como contabilizar reembolso de despesas de viagem?

    Como contabilizar reembolso a funcionários?

    1. Defina se a despesa é reembolsável. Antes de realizar o reembolso a seus funcionários a empresa precisa ter um padrão de quais gastos são reembolsáveis. ...
    2. Realize o lançamento em conta de ativos. ...
    3. Sempre solicite a nota fiscal dos produtos. ...
    4. Crie um recibo de reembolso.