crossorigin="anonymous">
A segurança pública é a garantia da proteção aos direitos individuais de cada cidadão, fazendo com que possam exercer seu direito de cidadania em segurança, como trabalhar, conviver em sociedade e se divertir.
Tipos de Serviços de Segurança Privada
O Ministério da Economia, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, por meio da Norma Regulamentadora 9 (NR-9), NR-12 e da Portaria no 25/1994, classifica os riscos ocupacionais em cinco tipos: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.
Quais são as principais atividades?
A sinalização de segurança pode ser composta por diversos itens. Um deles é a pintura de canalizações de acordo com o que a NR 26 determina. As instalações da empresa também devem ter placas que sinalizem emergência, aviso, perigo e obrigações.
É classificada em três tipos, de acordo com sua função:
As indicações luminosas, como os semáforos, por exemplo, prevalecem sobre os demais sinais. As normas de trânsito prevalecem sobre as indicações de sinais. As ordens do agente de trânsito prevalecem sobre as normas de circulação e outros sinais. As indicações horizontais e verticais prevalecem sobre os demais sinais.
As placas de regulamentação aparecem nas cores branca, vermelha e preta, em formato circular, mas há duas exceções: a placa “PARE” que é octogonal e “Dê a preferência” que é um triângulo invertido. São 51 placas que expressam proibições, condições, obrigações e restrições.
A sinalização vertical de indicação tem por finalidade identificar as vias e os locais de interesse, bem como orientar condutores de veículos quanto aos percursos, os destinos, as distâncias, os serviços auxiliares e também ter como função a educação do usuário.
As placas de trânsito são, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, elementos colocados na posição vertical, fixados ao lado ou suspensos sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variáveis, mediante símbolo ou legendas pré-reconhecidas e legalmente instituídas como sinais de ...
Sinalização Vertical de Regulamentação (Placas de Trânsito) ... Elas são circulares, têm o fundo branco, borda em vermelho, com ou sem uma tarja vermelha, exceto a placa de "Parada Obrigatória", que é octagonal e possui fundo vermelho e a placa de "Dê a Preferência", que é triangular.
Placas de Regulamentação
Elas ficam localizadas ao lado ou suspensas sobre a via, transmitindo ao condutor mensagens, através de legendas e símbolos. Essas placas têm como objetivo manter o fluxo de trânsito em ordem e em segurança.
Vamos às nomenclaturas das placas a partir das cores: Vermelho – são as chamadas placas de regulamentação, ou seja, que servem para indicar obrigação, limitação e proibição. Estas placas têm o fundo branco e um formato redondo.
As placas de advertência indicam aos condutores os perigos que não lhes sejam perceptíveis. Suas mensagens têm caráter de recomendação. São de forma quadrada, nas cores amarela e preta e sua colocação é tal que suas diagonais ficam nas posições vertical e horizontal.
Brancas, com borda vermelha, símbolos e letras pretas, geralmente no formato circular (exceto as placa de "dê a preferência", triangular e a placa "pare", com formato hexagonal e cor vermelha com letras brancas). São utilizadas para regulamentar, ou seja, para indicar obrigações, limitações e proibições.
Cinza com escrito preto: Carro particular, é o modelo de placa padrão; Vermelha com escrito branco: Carros de aluguel e transporte público; Branca com letras vermelhas: Carros de aprendizagem (autoescola); Branca com letras pretas: Carros oficiais (governos, bombeiros, polícia, etc);