A alimentação por sonda orogástrica (SOG) geralmen- te é iniciada por um cateter de nº5 ou 8. As sondas gástricas mais modernas são compostas de silicone ou poliuretano, possuem paredes finas e flexíveis com duas vias, tornando-se possível a administração de me- dicamentos juntamente com a infusão da dieta(12-13).
A utilização de sondas enterais são um dos procedimentos de enfermagem mais comuns realizados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e, normalmente são indicados para descompressão gástrica, nutrição enteral e administração de medicamentos.
Indicações de Sondagem Nasogástrica: trato gastrointestinal funcionante, mas com impossibilidade ou insuficiência de alimentação por VO (distúrbio de Page 2 deglutição, redução do nível de consciência, anorexia).
A sonda nasoenteral é passada da narina até o intestino. Difere da sonda nasogástrica, por ter o calibre mais fino, causando assim, menos trauma ao esôfago, e por alojar-se diretamente no intestino, necessitando de controle por Raios-X para verificação do local da sonda.
Difere-se quanto a localização: jejunostomia é uma conexão direta para o jejuno (intestino delgado) e gastrostomia é para o estomago. Dependendo da doença de base, escolhe-se uma ou outra para via de alimentação e suporte nutricional.
Deve ser feito controle de raio x após a passagem da sonda. A sonda nasoentérica, ou sonda longa, é introduzida através do nariz e passada pelo esôfago e estômago até o trato intestinal. As sondas nasoentéricas podem ser usadas tanto para alimentação quanto para aspiração e descompressão.
Material Necessário: - 01 Par de luvas de procedimento, sonda Duboff, 01 tubo de Xylocaína geléia, gaze não esterilizada, 01 seringa de 20 ml, micropore, 01 estetoscópio, 01 toalha e 01 bandeja.
A sondagem nasoenteral é indicada em casos de pré e pós operatório de diversas cirurgias, estado comatoso, anorexia, dentre outros.
Sonda Nasoenteral (SNE)৩১ আগস্ট, ২০১৮
A sonda nasogástrica é um tubo fino e flexível, que é colocado no hospital desde o nariz até ao estômago, e que permite manter a alimentação e a administração de medicamentos em pessoas que não conseguem engolir ou se alimentar normalmente, devido a algum tipo de cirurgia na região da boca e garganta, ou devido a ...
4. Descrição do procedimento: