crossorigin="anonymous">
Não existe, porém, uma definição oficial para o conceito de saúde mental, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). O termo está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções.
A depressão é um transtorno mental caracterizado por tristeza persistente e pela perda de interesse em atividades que normalmente são prazerosas, acompanhadas da incapacidade de realizar atividades diárias, durante pelo menos duas semanas.
A saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. Investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social mais saudável.
Atrelada à saúde emocional, a saúde mental está conectada ao bem-estar do indivíduo e também à sua capacidade de controlar as emoções. No entanto, quando precisa de atenção, pode abrir precedentes para o desenvolvimento de transtornos como depressão, síndrome do pânico e bipolaridade.
É um estado anormal do organismo, com sintomas específicos que alteram suas funções físicas e psicológicas. É a partir deles que outras interpretações acontecem, entretanto, nem sempre são doenças. O transtorno é um estado alterado da saúde e nem sempre está ligado a alguma doença.
O emocional diferente do psicológico, já que o psicológico é o que está dentro da mente, ou seja, pensamentos e ideias em relação as coisas. Já o emocional está relacionado com as ações e opiniões mais profundas, que exteriorizam o nosso ser as nossas ideias e desejos em relação a tudo, assim como o psicológico.
Um evento traumático é uma experiência adversa que supera a capacidade do indivíduo de lidar e integrar as memórias e emoções conectadas a este. O trauma psicológico/emocional é causado por um dano que, embora não seja de natureza física, afeta gravemente o bem-estar emocional e psicológico do indivíduo.
As emoções positivas, como o amor, a alegria, a satisfação e o respeito, tendem a resultar em uma relação próxima, estimulando o vínculo interpessoal. Já as emoções negativas, como a raiva, a dúvida ou a culpa, podem prejudicar os relacionamentos.
1. Estado psicológico. Diz-se da forma psicológica como o indivíduo se encontra, ou seja, se está bem mentalmente ou não. O estado psicológico do paciente está alterado hoje.
Diferente da psicologia da saúde, que é voltada para os três ambitos de atenção (primario, secundário e terciário), a Psicologia Hospitalar se envolve apenas com os dois últimos. E o profissional dessa área tem sua atuação restrita a instituições de saúde.
A psicologia na saúde objetiva o aperfeiçoamento da saúde, a prevenção e o tratamento de doenças. Muitas práticas clínicas buscam não apenas modificar o ambiente dos pacientes e sua resposta a estímulos, mas também a mudança de seus pensamentos, crenças, sentimentos e atitudes em relação à saúde.
O Psicólogo Clínico em Hospitais- Contribuições Para o Aperfeiçoamento do Estado da Arte no Brasil. O paciente vem ao hospital trazendo sua queixa e doença física, onde espera ser tratado com medicamentos, exames invasivos, internado...
A Psicologia Hospitalar tem o objetivo de promover a atenção total ao paciente e à sua história de vida. Este atendimento pode ser realizado em ambulatórios, pronto-socorros, unidades de internação e unidades de terapia intensiva.