O movimento renascentista foi a manifestação inicial de uma cultura laica, científica e racional. A Reforma Protestante Lutero teve como precursor Martinho Lutero, que publicou teses criticando a Igreja Católica. O Renascimento se estendeu do fim do séc. ... Assim teve início a "Reforma Protestante".
Renascimento Religioso. Renascimentos religiosos, termo utilizado entre os protestantes (ver Protestantismo) a partir do início do século XVIII para indicar períodos de marcado fervor religioso. ... A Reforma do século XVI também foi pródiga em renovações da religião.
A Reforma Protestante teve causas relacionadas a aspectos políticos, econômicos e teológicos e resultou da corrupção existente na Igreja Católica. Além disso, teve resultado de interesses políticos oriundos de nobres que viram na reforma uma possibilidade de romper o vínculo de autoridade com o papa.
A - A corrupção na Igreja Católica, a Invenção da Imprensa de Gutenberg, o avanço do mercantilismo e o crescimento das cidades, assim como a perda do poder político da Igreja todos são fatores que contribuíram para tal.
Os protestantes e os católicos sempre entraram em controvérsia quanto à veneração, purgatório, primazia papal, justificação pela fé e outras doutrinas, fazendo acusações mútuas de heresia.
Foram várias as perseguições que a Igreja fez contra o movimento, levando cada vez mais a radicalidade, seus principais dogmas eram a negação do purgatório, as indulgências, o culto aos santos e os sacramentos, pregando a autoridade somente da bíblia como autoridade de fé.
Foi o primeiro pastor protestante da igreja de Wittenberg, onde celebrou o casamento de Lutero e batizou seus filhos. Ajudou a traduzir a Bíblia e a adaptou para o baixo-alemão. Já doutor em teologia protestante, a partir de 1528 ajudou a expandir a Reforma.
Leão X, nascido João de Lourenço de Médici (em italiano: Giovanni di Lorenzo de Medici); (Florença, 11 de dezembro de 1475 – Roma, 1 de dezembro de 1521) foi papa de 1513 até sua morte.