EQST

So Requisitos Necessrios Da Petiço Inicial Exceto?

São requisitos necessários da petição inicial exceto?

São requisitos essenciais da Petição Inicial, exceto:

  • Nome e qualificação das partes.
  • O valor da causa.
  • O pedido com suas especificações.
  • As provas autenticadas pelas quais o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos.
  • O requerimento para citação do réu.

O que diz o artigo 319 do CPC?

319, parágrafo 1º, do Novo CPC. 319, Novo CPC, dispõe acerca da hipótese de não serem encontrados todos os dados de qualificação das partes, nos moldes do inciso II do caput. ... Nesses casos, então, o autor poderá, na própria petição inicial, requerer ao juízo as diligências necessárias à sua obtenção.

Quais são os requisitos da petição inicial novo CPC?

Artigo 319 do Novo CPC

  • I – o juízo a que é dirigida;
  • II – os nomes, os prenomes, o estado civil, a existência de união estável, a profissão, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o endereço eletrônico, o domicílio e a residência do autor e do réu;

Quais os requisitos devem ser observados na petição inicial da ação monitória?

Requisitos A ação monitória cabe àquele que solicitar, fundamentado em prova escrita sem eficácia de título executivo, obrigação de pagar quantia em dinheiro, entregar coisa fungível ou infungível, sendo bem móvel ou imóvel (art. 700 e seus parágrafos I, II e III do CPC/2015).

Em que casos cabe ação monitória?

A ação monitória é cabível por quem detém prova escrita, mas sem eficácia executiva, nas situações: para exigir do devedor o pagamento de quantia em dinheiro; a entrega de coisa fungível ou infungível; entrega de um bem móvel ou imóvel; e o adimplemento de obrigação de fazer ou não fazer.

Qual é o objeto da ação monitória?

O principal objetivo da ação monitória, conforme o artigo 1102a do Código de Processo Civil, é conseguir através de um caminho mais rápido a satisfação do credor, ou seja, restringe-se somente àqueles casos que têm por objeto o pagamento de uma soma em dinheiro ou a entrega de coisa certa.

O que é ação monitória e para que serve?

A ação monitória é uma espécie de atalho dentro do âmbito judicial, fazendo com que um credor de um bem ou uma quantia de dinheiro possa cobrar essa dívida sem ter que passar por todo o trâmite de uma ação de execução judicial. A ação monitória é um procedimento especial de cobrança.

Como funciona a ação monitória?

A ação monitória é um tipo de procedimento judicial especial de cobrança. ... Por meio de uma ação monitória, o credor pode cobrar o pagamento de uma quantia em dinheiro, a execução de uma ação à qual o devedor havia se comprometido ou a entrega de um bem fungível ou infungível, móvel ou imóvel.

Como se defender de uma ação monitória?

A defesa do devedor na ação monitória é feita por meio de embargos dentro do prazo de quinze dias. Não se fala em contestção - porque o mandado de citação não o convida a se defender. E previsto no art. 702, §4º do CPC, o mandado de pagamento fica suspenso até o julgamento em primeiro grau.

Quais são os requisitos do título executivo extrajudicial?

São títulos executivos extrajudiciais:

  • a letra de câmbio, a nota promissória, a duplicata, a debênture e o cheque;
  • a escritura pública ou outro documento público assinado pelo devedor;
  • o documento particular assinado pelo devedor e por 2 (duas) testemunhas;

O que é um título executivo?

O título executivo é o documento que determina o fim e os exatos limites da dívida que se pretende cobrar na ação executiva. Títulos executivos - quais são: Sobre a lista de títulos executivos, ver o nosso artigo: títulos executivos.