Geladeira naquela época eram caixas de madeira com serragem, onde se colocava a barra de gelo para manter os alimentos resfriados. Então, era preciso produzir o gelo, o que era feito com água salgada, em barras grandes. “A mãe fazia muitos doces. Uma vez, borbulhou demais e misturou água salgada dentro do picolé.
A primeira máquina refrigeradora foi construída em 1856, usando o princípio da compressão de vapor, pelo australiano James Harrison, que tinha sido contratado por uma fábrica de cerveja para produzir uma máquina que refrescasse aquele produto durante o seu processo de fabricação, e para a indústria de carne processada ...
Em 1854 foi feito o primeiro sistema refrigerador para a indústria de carnes, em um frigorífico de Chicago, EUA. Em 1866, também nos Estados Unidos, foi feito outro aperfeiçoamento da invenção, o que permitiu a refrigeração de frutas e legumes. Até então, todas as geladeiras criadas eram usadas para fins industriais.
Foi em 1913 que o mundo viu o nascimento do primeiro refrigerador doméstico. O Domelre foi a primeira geladeira feita para ser utilizada em casa, produzida em massa e vendida às centenas pelo território americano. Seu nome é um acrônimo para DOMestic ELetric REfrigeration, dado pelo seu inventor, Fred W.
Nossa linha temporal começa em 1854, onde o primeiro sistema refrigerador da história surgiu em Chicago, nos Estados Unidos, por encomenda de uma indústria frigorífica de carnes.
Gorrie
Willis Carrier
Alexander Graham Bell
Alexander Graham Bell
Em 1854, já vivendo nos Estados Unidos, o inventor italiano aprimorou sua criação e desenvolveu um sistema que permitia a sua mulher enferma se comunicar, de casa, com ele, que trabalhava em um edifício vizinho. Criava-se aí o primeiro sistema telefônico do mundo, chamado por ele de “teletrofono”.
Telefone
Alexander Graham Bell