A deficiência na adesão leucocitária (LAD) é uma imunodeficiência primária que envolve defeitos nas células fagocíticas. A herança é autossômica recessiva.
Leucócitos, ou glóbulos brancos, são células de proteção produzidas pela medula óssea com a função de defender o organismo contra doenças, infecções e alergias.
Leucocitose (do grego, leuco = branco; kytos =célula ; ose= sufixo que significa aumento) é o aumento global do número dos glóbulos brancos no sangue . O mais frequente é que a leucocitose surja devido a uma linfocitose ou a um aumento dos neutrófilos .
Esterase leucocitária (uma enzima encontrada em certos glóbulos brancos) na urina pode ser detectada pela tira reagente. A esterase leucocitária indica uma inflamação, causada geralmente por uma infecção no trato urinário.
Reações leucemoides é uma anormalidade hematológica que simula e pode ser confundida com leucemia, mas que, de fato, é reacional a alguma outra doença. Na reação leucemoide, as anormalidades desaparecem quando é corrigida a condição subjacente.
Os leucócitos em número elevado (>10.
Como os bastões costumam estar à esquerda na lista, quando há um aumento do seu número diz-se que há um desvio para a esquerda no hemograma. Portanto, se você ouvir o termo desvio à esquerda, significa apenas que há um aumento da produção de neutrófilos jovens. Os neutrófilos segmentados são os neutrófilos maduros.
Portanto, desvio à esquerda no hemograma é um sinal de produção aumentada de neutrófilos, o que, na maioria dos casos, indica um processo infeccioso agudo em curso.
Quando há aumento apenas dos segmentados, tem-se o desvio à direita, por causa do pouco influxo para os tecidos ou aumento da desmarginação.
Dizemos que há um desvio à esquerda quando há mais células granulocíticas jovens, sejam mielócitos, mieloblastos, metamielócitos ou promielócitos. Dizemos que o desvio à esquerda é escalonado quando ocorre como resposta a alguma infecção no organismo, fazendo com que a medula óssea produza mais células de reserva.
A neutrofilia pode estar relacionada ao chamado “desvio à esquerda”, situação em que há aumento de células imaturas granulocíticas como mielócitos e metamielócitos, ou uma concentração de bastonetes maior que 10% da concentração dos netrófilos segmentados.
Os basófilos são um tipo de glóbulo branco do sangue que desempenha algum papel na vigilância imunológica (como a detecção e destruição de cânceres em estágio muito inicial) e no reparo de feridas. Os basófilos podem liberar histamina e outros mediadores e participam do início das reações alérgicas.
Os neutrófilos são um tipo de leucócitos e, por isso, são responsáveis pela defesa do organismo, tendo sua quantidade aumentada no sangue quando há alguma infecção ou inflamação ocorrendo.
Laranja, limão, abacaxi, maracujá são algumas opções de frutas cítricas que aumentam a imunidade. Elas são ricas em vitamina C, responsável por aumentar a produção de glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico. Brócolis, couve e outros vegetais verde escuro também colaboram para uma imunidade mais alta.