O conceito de qualidade de vida está diretamente associado à auto-estima e ao bem-estar pessoal e compreende vários aspetos, nomeadamente, a capacidade funcional, o nível socio-económico, o estado emocional, a interação social, a atividade intelectual, o autocuidado, o suporte familiar, o estado de saúde, os valores ...
Praticar um exercicio fisico, sair com amigos, ter uma alimentacao balanceada, ter um hobby sao atividades que todos podem praticar que irao impactar positivamente na sua qualidade de vida.
Mas, em termos gerais, acrescenta o geriatra, qualidade de vida na velhice está associada a vida ativa: a busca por hábitos saudáveis como atividade física, alimentação saudável; e a manter a mente estimulada com novas atividades. Outro fator associado à qualidade de vida na terceira idade são as relações sociais.
No envelhecimento ocorre aumento da gordura corporal e a perda da massa magra é progressiva. Diversas funções orgânicas são modificadas com a diminuição da massa magra como função pulmonar, diminuição da imunidade, perda da independência relacionada à perda da força motora.
Assim, as maiores adversidades de saúde associadas ao envelhecimento são a incapacidade funcional e a dependência, que acarretam restrição/perda de habilidades ou dificuldade/incapacidade de executar funções e atividades relacionadas à vida diária.
A exposição solar e os produtos avançados de glicação, também chamamos de AGEs, são dois dos principais fatores que aceleram o envelhecimento cutâneo. Enquanto o primeiro é bastante conhecido, o segundo, relacionado à alimentação, ainda suscita dúvidas.
Para desacelerar o envelhecimento, comece a cuidar dos seus telômeros
Alerta! 4 sinais que sua pele está envelhecendo mais rápido do que o normal
As rugas são sinais de envelhecimento da pele, que começa a dar seus primeiros sinais por volta dos 30 anos de idade, quando as fibras elásticas e colágenas da pele diminuem em quantidade, deixando a pele mais fina e flácida.
Algumas regiões do cérebro diminuem de peso e tamanho, enquanto outras permanecem estáveis à medida que se envelhece. A redução da massa cerebral está associada à diminuição dos neurônios, os quais são os responsáveis pela transmissão das informações obtidas de todas as partes do nosso corpo para o nosso cérebro.