crossorigin="anonymous">
O que é possível perceber quanto ao uso ou não do hífen nessas palavras? (...) Em relação a esses dois exemplos, pode-se perceber que, quando uma das palavras não existe de forma autônoma na língua, em geral, não se usa o hífen. (...) Quando ambas existem de forma autônoma, usa-se o hífen.
Na formação de adjetivos pátrios, norte e sul pedem hífen sim, senhores. Assim: norte-coreano, sul-coreano, sul-americano, norte-americano, sul-mato-grossense.
Significado de Sul-americano substantivo masculino Pessoa nascida ou que vive na América do Sul, em um dos seguintes países: Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela, Peru, Chile, Equador, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Guiana ou Suriname. adjetivo Relativo à América do Sul, aos países acima citados: música sul-americana.
As duas formas mais usadas são americano e norte-americano. Entre essas duas, prefiro americano. Para mim, "norte-americano corresponde ao nosso sul-americano".
Por que bem-estar se escreve com hífen? Bem-estar é uma palavra formada através de composição por justaposição, ou seja, ocorre a formação de uma nova palavra a partir da junção de duas palavras: bem + estar = bem-estar.
Segundo o atual acordo ortográfico, o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h, sendo essa a regra de formação da palavra anti-inflamatório.
Seguindo essa linha mais abrangente, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade. A percepção do conceito de qualidade de vida também tem muitos pontos em comum com a definição de saúde.
Está relacionado com a capacidade de o indivíduo suprir suas necessidades e satisfazer-se com a vida. A saúde, por sua vez, de acordo com a OMS, refere-se ao bem-estar. Considera-se que, para um indivíduo ter saúde, ele deve viver o estado mais completo de bem-estar físico, mental e social.