O tecido muscular estriado esquelético é responsável pela contração voluntária do organismo. Ligado aos ossos, esse tecido é o responsável pela locomoção. As células desse tecido são ricas em filamentos de actina e miosina.
As células do músculo estriado esquelético apresentam estriações transversais, por isso a denominação de músculo estriado. Essa estriação é formada pela alternância entre uma faixa clara e uma escura. A faixa escura é denominada de banda A e apresenta filamentos contráteis finos (actina) e espessos (miosina).
Endomísio: Membrana de tecido conjuntivo que envolve uma fibra (célula) muscular.
No músculo encontramos 2 tipos de membranas de revestimento: o endomísio envolve cada fibra muscular que, em conjunto com outras fibras musculares, formarão os fascículos que são envolvidos pelo perimísio. O conjunto de fascículos musculares formarão o ventre muscular, o qual é envolvido por o seu epimísio .
Durante o exercício muscular, os vasos sanguíneos musculares se dilatam e a irrigação sanguínea é aumentada de maneira que a provisão disponível de O2 é aumentada. Até certo ponto, o aumento do consumo de oxigênio é proporcional à energia consumida e toda a energia necessária é custeada pelos processos aeróbicos.
As fibras Tipo II são descritas como fibras de contração rápidas ou glicolíticas rápidas, estas apresentam em sua composição um número pequeno de mitocôndrias, e uma limitada capacidade metabólica aeróbica, por isso são pouco resistentes ao índice de fadiga.