O Transport Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Transporte, é uma solução tecnológica que moderniza os processos logísticos em todos os elos da cadeia de suprimentos. Além disso, altera a rotina de movimentação de produtos para trazer mais eficiência à atividade.
TMS (Transportation Management Systems) consiste numa ferramenta logística de controle do sistema de gerenciamento de transporte. O TMS é uma solução para gestão do processo de transporte que permite ao usuário visualizar e controlar toda a operação e a gestão de transporte de forma integrada.
O TMS tem foco na promoção do fluxo de materiais e informações sobre o processo logístico. ... Com isso, é possível aprimorar os processos de armazenagem e distribuição, modernizando os métodos de controle, melhorando a confiabilidade dos registros e agilizando a execução das atividades.
Um dos maiores benefícios que um TMS oferece é reduzir o gasto com frete. Este sistema é capaz de fornecer economia por meio de análise e otimização. Um sistema de gerenciamento de transporte fornece sugestões de como reduzir despesas e usa dados que fornecem informações valiosas.
TMS é uma sigla para Transportation Management System, ou em português, Sistema de Gerenciamento de Transporte, também chamado de Sistema de Gestão de Transporte e Logística.
6 principais benefícios do sistema WMS
Como dito anteriormente, o WMS é um software, um programa que roda em computador e dispositivos móveis ligados a uma rede local. Em seu funcionamento, o sistema se conecta a um banco de dados. A partir daí são registradas, de forma praticamente imediata, todas as movimentações que acontecem dentro de um armazém.
WMS vantagens e desvantagens: descubra quais são
O sistema WMS gerencia o armazém, atribuindo um endereço a cada item e local dentro do estoque, além fazer com que a inteligência artificial do sistema organize as mercadorias de maneira otimizada, definindo o melhor local para abastecer, fazer a retirada, reabastecer os produtos ou cada posição no interior do galpão.
Melhorar a velocidade e a precisão do faturamento. É por isso que a integração entre o WMS e o ERP é fundamental para que a sua empresa possa alcançar todos os benefícios citados anteriormente e muitos outros ganhos, garantindo o controle completo do negócio, desde a parte administrativa até a logística.
É fácil perceber que o ERP possui uma abordagem mais completa, objetivando atender mais de um setor da empresa. Por outro lado, o WMS tem uma função clara: auxiliar as equipes que trabalham em armazéns e centros de distribuição, embora os benefícios possam ser sentidos em outros setores.
Quais as principais diferenças entre um WMS e o TMS? Enquanto o WMS visa à automatização dos processos de recebimento, armazenagem e expedição, o TMS garante controle máximo da operação de transporte — da expedição à entrega ao cliente. São controles robustos sobre etapas diferentes da cadeia logística.
De maneira simples, o picking ou order picking na logística é o processo de separação e preparação de pedidos dos clientes no armazém ou estoque.
Picking manual É o método mais facilmente integrado em diferentes tipos de estratégias e centros de distribuição já existentes. Ele é mais flexível e operacionalmente simples, se adaptando a diversos layouts de armazéns.
Os sistemas Pick To Light são sistemas cómodos e intuitivos, que facilitam a preparação de pedidos sem necessidade de papéis, mantendo as mãos livres. O conceito consiste em dar instruções diretamente no armazém, in situ, à pessoa que realiza a recolha.
Rápido, ergonômico e com manuseio cuidadoso: O nosso sistema de estação de trabalho Pick to Tote permite realizar o picking de itens de baixo giro com extrema rapidez. Com o sistema Pick to Tote, você pode separar os pedidos diretamente nos contêineres e caixas de pedido. ...
Conheça os tipos de sistema de armazenagem e movimentação
As estruturas Drive-in e Drive-thru são sistemas de armazenagem compacta em profundidade, para produtos paletizados. Indicadas para armazéns que operam com alto volume de um mesmo item e realizam a entrada e saída de produtos em grandes quantidades, simultaneamente.
As estruturas Drive-in e Drive-thru são sistemas de armazenagem por compactação, compostas por estantes que formam corredores internos de armazenamento. Em sua operação as empilhadeiras transitam por dentro da estrutura, realizando as operações de entrada e saída dos pallets.