crossorigin="anonymous">
A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha, que se forma no lábio, língua, bochechas ou céu da boca, geralmente devido a uma pancada na região, mordidas repetitivas ou quando uma glândula salivar sofre uma obstrução.
As duas causas principais para o aparecimento da rânula são o trauma e a obstrução dos ductos das glândulas pela formação de sialolitos. O tratamento é cirúrgico, variando da marsupialização, remoção definitiva de lesão, além de outras técnicas de descompressão.
Grânulos de Fordyce são glândulas sebáceas assintomáticas comumente encontradas na mucosa oral, no lábio superior e região retromolar. Caracterizam-se por múltiplas pápulas amareladas ou esbranquiçadas de 0,1 a 1 milímetro de diâmetro que ocasionalmente podem coalescer e formar placas.
As formas de tratamento para as rânulas incluem marsupialização, excisão da lesão, excisão da glândula sublingual ou combinação de excisão da lesão e da glândula sublingual.
A rânula é a lesão mais comum da glândula sublingual, que é uma glândula salivar maior, localizada na face superior do músculo miloióide, separada da cavidade oral por uma fina camada de mucosa, tornando-se susceptíveis ao trauma, levando à retenção de muco no sistema de ductos de Bartholin e Rivius ou de ...
A mucocele de seio frontal é uma proliferação rara, benigna, de caráter expansivo e localmente destrutivo, caracterizada por um crescimento lento encontradas em seios paranasais, sendo o mais afetado o frontal.
As mucoceles são formações císticas que podem afetar os seios paranasais. Ocorrem quando há obstrução na drenagem de um seio, com resultante acúmulo de secreção. Os seios frontal e etmoidal são os mais acometidos. A apresentação clínica normalmente tem sintomas insidiosos que variam com a extensão da região acometida.
Sinusopatia esfenoidal: é o processo inflamatório da parte que fica atrás dos olhos; Sinusopatia frontal: acontece nos casos em que a inflamação afeta a as cavidades da região da testa; Sinusopatia maxilar: consiste na inflamação dos seios que se localizam na maça do rosto.
Analgésicos e anti-inflamatórios Um dos sintomas da sinusite é a dor e a inflamação da garganta e dor de cabeça devido à sua proximidade com os seios nasais. Por isso, analgésicos como o paracetamol e anti-inflamatórios como o ibuprofeno, podem ajudar a aliviar estes sintomas.