crossorigin="anonymous">
A não retirada dos pontos cirúrgicos no tempo indicado pode resultar em inflamação e infecção do tecido, além de dificultar o processo de cicatrização da lesão e deixar uma cicatriz marcante.
Manter o repouso em casa durante 1 semana; Evitar banhos quentes muito demorados durante as primeiras 2 semanas; Evitar exercício intenso, como correr ou ir na academia, durante 2 semanas ou até indicação do médico.
O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar.
A recuperação do parto normal costuma ser mais rápida e indolor do que a da cesárea. Depois do parto vaginal, a recuperação mais difícil acontece se a mulher passou por episiotomia ou laceração. Por isso, nas primeiras horas, a mulher deve ir aplicando compressa fria.
É importante evitar bebidas alcoólicas e com cafeína "Os principais alimentos contraindicados para o período pós-parto, considerando que a mulher está amamentando, são as bebidas alcoólicas e as com muita cafeína. Muitas pessoas também pensam que alimentos como feijão, brócolis e chocolate dão gases no bebê.
Alimentos ricos em fibra e pastosos são boa opção. Um fator que pode dificultar o funcionamento intestinal é sentir vontade de ir ao banheiro, mas adiar porque está amamentando. Isso pode gerar constipação em algumas mulheres.