Com o corante alimentício em pó branco branco, dióxido de titânio, consiga o branco mais puro em suas tortas e sobremesas. Pode ser usado no chocolate e na confeitaria. O uso deste corante também é indicado para realçar cores nas coberturas da confeitaria fina e até criar combinações de cores vivas e atraentes.
Para colorir chocolate, é preciso derretê-lo primeiro....Decida quando adicionar o corante.
A pasta americana branca é a mais tradicional principalmente para bolos de casamento....COMO TINGIR A PASTA
O CMC é a colinha da pasta americana. Para grudar uma peça na outra use ele diluído em água. A clara de ovo também faz a função de cola, porém como se usa crua, a chance de uma contaminação por salmonela é existente, não vale a pena. A proporção é de 100ml de água para 1 colher de chá de CMC.
Para fazer pasta preta ou marrom, use chocolate para modelagem. Para isto, misture com pasta americana, na proporção de 1:1 e use corante marrom ou preto, até chegar na cor desejada. Tenha em mente que, dependendo do corante utilizado, algumas cores irão desbotar um pouco quando secarem.
O corante líquido é outra opção para quem realiza trabalho de pintura em pasta americana. Além do tingimento de preparos neutros, como glacês e pasta americana, ele também pode ser usado para realçar cores.
O Pó para decoração pode ser aplicado em camadas e superfícies finas, com auxílio de um pincel de cerdas macias. Também pode ser diluído na Solução Alcoólica Neutra da FAB! (desenvolvido especialmente para esse tipo de uso) e utilizar na bombinha ou aerógrafo.
O corante em pó aveludado é ideal para fazer flores de açúcar, decoração de bolos, docinhos finos, cupcakes, trufas, bombons, etc. Pode ser dissolvido em água e diluído em álcool alimentício ou aroma hidroalcoólico para trabalhos com aerógrafos.
Sempre aqueça o pulverizador em uma misturadora de chocolate ou em uma estufa antes de despejar a mistura. Senão, ela pode fixar e entupir o pulverizador. Sempre aplique a mistura do pulverizador diretamente nos doces congelados a -18°C. O choque térmico resultante é necessário para criar o efeito aveludado.
Primeiro você deve cobrir o bolo com uma fina camada de chantilly ou glacê, apenas para que o bolo apresente uma superfície uniforme, tanto a parte de cima, como as laterais. Pode usar também Buttercream ou Chantininho. Coloque o bico no saco de confeitar, e faça bolinhas no bolo, uma abaixo da outra.
Como usar o Chantininho? O Chantininho é geralmente utilizados tanto em bolos como em cupcakes. Pode ser passado com colher ou espátula. Da forma tradicional, ou seja bem lisa e uniforme ou então de uma maneria mais rústica, bastante utilizada em naked cakes.
Para fazer, coloque na batedeira somente o chantili em caixinha e bata bem até ele ganhar consistência. Em seguida, adicione o leite em pó peneirado, dê uma leve misturada com a espátula, e depois bata novamente. Por último, acrescente o leite condensado e bata até formar um creme lisinho, homogêneo e consistente.
Modo de preparo. Bata o creme para chantili na batedeira até encorpar e vá juntando o leite em pó até incorporar. Em fio, despeje o leite condensado e continue batendo até ficar firme ou no ponto desejado.
Na verdade, fazer Chantilly é muito simples e não existe segredo! Você só precisa bater o creme de leite fresco, com açúcar a gosto, até que ele fique cremoso e firme, pronto para ser usado em coberturas, recheios e acompanhamentos.