crossorigin="anonymous">
Ao longo do desenvolvimento de uma pesquisa científica o pesquisador depara-se com inúmeras dúvidas, incertezas e problemas que envolvem um determinado tema. ... Nosso referencial teórico metodológico é baseado em autores que tratam da metodologia de pesquisa educacional de um ponto de vista pós-moderno.
De acordo com a resolução 196/ 96, sujeito de pesquisa é o participante pesquisado, individual ou coletivamente, de caráter voluntário, vedada qualquer forma de remuneração.
Conforme Ruiz (1996, apud AGUIAR, 2008), o sujeito de uma pesquisa pode ser definido como a pessoa, o fato ou o fenômeno sobre o qual se quer saber algo.
O grande mérito da pesquisa científica, além de contrapor o senso comum, formular teorias, identificar correlação entre causas e efeitos, é buscar respostas para problemas que afetam a relação do homem com o seu meio.
Todo cidadão produz conhecimento, que é repassado através das gerações pela oralidade, na escrita e em forma de publicações. Parte desse conhecimento pode ser registrado pela ciência, para entendimento das variáveis sociais, culturais, ambientais e outras.
De um modo geral, a produção de conhecimento científico se baseia na observação de um fenômeno da natureza, na sua descrição formal, na elaboração de uma hipótese que possa explicá-la adequadamente e por fim, na elaboração de experimentos controlados que possam demonstrar essa hipótese.