A fotossíntese é a transformação de luz solar, ou fixação de carbono, em energia, processo essencial para a vida, pois resulta na produção de oxigênio. ... Pode ocorrer também fixação de carbono que vem da atmosfera. Nela ocorre a transformação de uma energia luminosa numa energia química.
gás carbônico + água + luz = glicose + oxigênio Quando a luz incide em uma molécula de clorofila, essa absorve parte da energia luminosa que permite a reação do gás carbônico com água, produzindo carboidratos e liberando oxigênio.
Na fotossíntese, a partir de luz, água e gás carbônico, as moléculas orgânicas são sintetizadas e é liberado oxigênio. No nosso caso, consumimos outros seres e oxigênio para obter energia para a respiração, na qual se forma água e gás carbônico.
A fotossíntese ocorre em duas etapas ou fases, que serão descritas mais detalhadamente no próximo tópico. ... A fase luminosa ou fotoquímica ocorre nos tilacoides, local em que se encontram os pigmentos, já a fase de fixação de carbono ocorre no estroma.
Tem mais depois da publicidade ;) A fotossíntese é definida como um processo em que a energia solar é capturada e as moléculas orgânicas são produzidas. Esse processo é fundamental para a sobrevivência da vida no planeta e é a principal forma pela qual a energia entra na biosfera.
Fase ou reação luminosa ou fotoquímica No primeiro, os pigmentos absorvem comprimentos de ondas de 700 nm ou maiores; já no segundo, absorvem comprimentos de ondas 680 nm ou menores. Os componentes dos dois fotossistemas são o complexo antena e o centro de reação.
Ambos os fotossistemas contêm muitos pigmentos que ajudam a coletar energia luminosa, bem como um par especial de moléculas de clorofila encontradas no núcleo (centro de reação) do fotossistema. O par especial do fotossistema I é chamado P700, enquanto o par especial do fotossistema II é chamado de P680.
Os fotossistemas são complexos proteicos envolvidos na fotossíntese. O fotossistema (ou centro de reacção fotossintético) é uma enzima que utiliza a luz para reduzir moléculas. ... Este complexo proteico membranar é composto por diversas subunidades e contém numerosos cofactores.
Fotofosforilação Acíclica: Esse modelo se difere da Ciclica pois acontece no momento em que os elétrons transcorrem da molécula para água em direção ao NADP+ dentro de um sistema acíclico, por isso tem essa denominação.
Quanto à disposição dos átomos de carbono Cadeia aberta, alifática ou acíclica: é composta pelo menos de duas extremidades e não apresenta ciclos na cadeia. Cadeia fechada ou cíclica: não apresenta extremidades e os átomos fecham em pelo menos um ciclo.
e) A reação de fotofosforilação cíclica envolve a clorofila A que absorve energia luminosa. Um elétron sairá dessa clorofila e será recebido pela F+++ (ferridoxina), passando em seguida por uma sequência de citocromos, que também aceitam elétrons.