Resposta. Explicação: Quase todos os planetas do sistema solar orbitam o sol, o chamado de movimento de translação. A exceção é Júpiter.
É importante saber também que os planetas podem girar em torno do seu próprio eixo, no movimento a que chamamos de rotação. ... Já o nome translação é dado ao movimento que a Terra e os outros planetas fazem ao redor do Sol ou ao redor do centro do sistema em que estão inseridos.
Movimentos dos Planetas O “movimento de rotação” designa o movimento que os planetas realizam em torno do seu próprio eixo (equivale ao tempo de 1 dia). Já o "movimento de translação" define o movimento que os planetas realizam em torno do sol (equivale ao tempo de 1 ano). Leia mais sobre os Movimentos da Terra.
O Sistema Solar é composto por oito planetas, conforme se considera hoje em dia, além de planetas anões e corpos celestes, como asteroides, meteoros, cometas e satélites.
São 4 planetas maiores que a Terra. São eles Netuno,Urano,Saturno e Júpiter.
G1 on Instagram: “Júpiter e Saturno, os dois maiores planetas do sistema solar, se alinham nesta segunda-feira (21) em um evento raro, conhecido como…”২১ ডিসেম্বর, ২০২০
Os quatro planetas gasosos do Sistema Solar são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. São os mais afastados do Sol. Júpiter: É o maior planeta do Sistema Solar e recebeu o nome do rei dos deuses. Júpiter é uma imensa esfera gasosa, com uma massa duas vezes maior do que a de todos os outros planetas juntos.
Escolhendo uma escala apropriada, representamos o Sol por uma esfera de 80,0 cm de diâmetro e, conseqüentemente, os planetas são representados por esferas com os seguintes diâmetros: Mercúrio (2,9 mm), Vênus (7,0 mm), Terra (7,3 mm), Marte (3,9 mm), Júpiter (82,1 mm), Saturno (69,0 mm), Urano (29,2 mm), Netuno (27,9 mm ...
Dessa maneira, em ordem decrescente(maior para o menor) fica: Júpiter, Saturno, Netuno, Urano, Terra, Vênus, Marte e Mercúrio.
Resposta. Mercúrio,Marte,Vênus,Terra,Netuno,Urano,Saturno e Júpiter.
12.
12.
105.
Responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 332 900 vezes maior que a da Terra, e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta. A distância da Terra ao Sol é cerca de 150 milhões de quilômetros ou 1 unidade astronômica (UA).
O Sol é uma estrela que tem 1 392 700 Km, ou seja, é 109 mil vezes maior do que a Terra. A Terra tem 12 742 km, o que quer dizer que dentro do Sol seria possível colocar 1,3 milhões de planetas Terra. ... O Sol contém quase que a totalidade da massa do sistema solar, cerca de 99,8%.
Júpiter, o maior planeta do sistema solar, tem 71492 quilômetros de raio, 11 vezes maior que o raio do nosso planeta. Se fosse ôco, caberia mais de 2 mil Terras dentro dele!
1.
Dessa forma, atualmente, segundo observam os astrônomos, a área do universo observável é de 93 bilhões de anos-luz. Cada ano-luz é equivalente a 9,5 trilhões de km.
Ao contrário de muitos outros grupos de estrelas, as Três Marias estão realmente próximas entre si: da Terra, distam cerca de 1 300 anos-luz ( 1 ano luz são 9,5 trilhões de quilômetros). Ao lado de Alnitak, com o céu muito escuro e transparente, se vê com luneta a famosa nebulosa da Cabeça do Cavalo.
Próximo às Três Marias está a Nebulosa de Orion que é dificilmente vista a olho nu, mas facilmente visível através de binóculos ou um pequeno telescópio. Prolongando as Três Marias na direção sudeste, no alto do céu está Sirius, a estrela mais brilhante do céu.
As três estrelas foram batizadas com nomes árabes: Mintaka, Alnilam e Alnitak, que significam o cinto, a pérola e a corda, caracterizando os elementos do cinturão do caçador Órion.
Canis Majoris
Entre os maiores corpos celestes de que se tem conhecimento, estão a lua Ganímedes, que possui 2.
Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar, com 9 vezes o tamanho da Terra.
Júpiter, o maior planeta do sistema solar, tem 71492 quilômetros de raio, 11 vezes maior que o raio do nosso planeta. Se fosse ôco, caberia mais de 2 mil Terras dentro dele! Saturno, o segundo maior planeta, não fica atrás. Seu raio é de 60268 quilômetros.
De fato seu formato oblato é causado pela baixa densidade do planeta, o que faz com que a aceleração da gravidade em suas camadas superiores seja menor e, consequentemente, o planeta não consiga manter seu formato esférico. O eixo de rotação de Saturno é inclinado em 27° em relação ao plano de órbita do planeta.
Plutão acaba de se revelar um pouco maior do que se pensava, com um diâmetro de 2.