Um organograma é uma estrutura gráfica utilizada para ilustrar a hierarquia de uma empresa ou de um projeto, deixando claro como funcionam os setores da organização e quem são os responsáveis por determinada área.
Normalmente uma empresa apresenta três níveis de hierarquia: operacional, tático e estratégico. Cada um desses segmentos possui sua devida importância e função, mas também existe uma interligação entre eles, pois cada setor depende diretamente do outro.
Hierarquia das Leis A hierarquia segue a seguinte ordem: Constituição, lei complementar, lei ordinária, decreto regulamentar e ato administrativo. Assim, a lei em seu sentido estrito (ordinária ou complementar) tem que estar conforme a Constituição.
substantivo feminino Ordem que existe de forma a priorizar um membro, poderes, categorias, patentes e/ou dignidades de suas organizações: a hierarquia eclesiástica.
A hierarquia em uma empresa sempre é dividida em três níveis organizacionais, mesmo que isso as vezes aconteça inconscientemente, são eles o nível estratégico, o nível tático e o nível operacional.
Tipos de Departamentalização
Existem várias formas de se departamentalizar uma organização: por função, por localização, por produto ou serviço, por clientes, por processos, por projetos, etc. Cada uma delas segue critérios diferentes. A seguir vamos comentar sobre cada uma delas: Departamentalização por função ou funcional: é uma das mais comuns.
De acordo com o estudo de caso da companhia 3M, podemos verificar que: a referida empresa trabalha com dois tipos de departamentalização, a formal e a informal. Na departamentalização formal, a empresa exige que as suas unidades sigam os mesmos processos de produção definidos pela cúpula da companhia.
A departamentalização funcional pode também ser denominada de departamentalização pelo uso de recursos organizacionais ou estrutura funcional.
A departamentalização mista se dá quando uma empresa utiliza mais de um modelo de divisão de setores. Trata-se de uma forma de tornar o trabalho de cada setor mais eficiente, utilizando, para isso, o modelo mais adequado.
Quando cada unidade da empresa ocorre em regiões diferentes, há o surgimento de um tipo geográfico de departamentalização, em que cada unidade ou região pode ter um gestor e este se reporta ao nível hierárquico geral (matriz da empresa), isto permite usar os diferenciais das diferentes regiões como vantagens ...
Envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho é executado. As características dos clientes, como idade, sexo, nível socioeconômico, constituem a base para este tipo de departamentalização.
Departamentalização é um dos conceitos básicos de organização. Consiste no agrupamento de atividades diferentes em unidades especializadas dentro de uma organização. Este agrupamento tem o objetivo de organizar, facilitar a supervisão e a coordenação, e otimizar a busca por resultados.
A departamentalização por fases do processo ou processamento ou ainda equipamento é utilizada nas empresas industriais aos níveis mais baixos da estrutura organizacional das áreas produtivas ou de operações.
Consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as principais funções desenvolvidas dentro da empresa.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL OU POR FUNÇÕES Tem por vantagens a especialização das pessoas na função, facilitando a cooperação técnica; economia de escala e produtividade, sendo indicada para ambientes estáveis.
Significado de Departamento Seção, divisão, setor, em repartição pública, ministério, estabelecimento comercial ou industrial etc.: departamento de pesquisas; lojas de departamentos.
São os departamentos responsáveis pela venda do produto. São os departamentos responsáveis pela limpeza da fábrica. São os que executam serviços auxiliares e não para atuação direta sobre os produtos. ...