O custo-benefício é o que define as melhores escolhas que os agentes econômicos fazem. Através deste conceito é que as pessoas ou empresas compram ou realizam aquilo em que os benefícios são maiores que o custos de comprar ou produzir.
Significado de Custo-benefício substantivo masculino Relação entre o investimento, valor gasto, e o que se recebe como lucro.
Quando falamos em celulares com melhor custo-benefício no mercado de dispositivos móveis, estamos nos referindo a aparelhos que aliam preços em conta e ficha técnica com recursos que ajudam a melhorar o desempenho das suas atividades no trabalho ou no dia a dia.
A análise custo-efetividade (ACE) é uma forma de avaliação econômica completa na qual se examinam tantos os custos como as consequências (desfechos) de programas ou tratamentos de saúde. O resultado da ACE é expresso, por exemplo, em custo por ano de vida ganho.
As falhas de mercado são frequentemente associadas a preferências inconsistentes no tempo, assimetrias de informação, mercados não competitivos, problemas de principal-agente ou externalidades. ... Mas de qualquer forma, se existe uma falha de mercado, o resultado não é Pareto eficiente.
As externalidades são os efeitos colaterais da produção de bens ou serviços sobre outras pessoas que não estão diretamente envolvidas com a atividade. ... Um exemplo típico de externalidade negativa é a da fábrica que polui o ar, afetando a comunidade próxima.
Quais são as falhas de mercado mais comuns?
Concorrência imperfeita, externalidades,informação assimétrica e mercadosincompletos, são manifestações de falha de mercado. Essa falhas, no contexto normativo, podem ser corrigidas por políticas públicas, com legislação, taxação, por exemplo.
Externalidades são os efeitos sociais, econômicos e ambientais indiretamente causados pela venda de um produto ou serviço. ... Isso significa que as externalidades nascem na economia e podem ser negativas ou positivas para a sociedade.