crossorigin="anonymous">
O sistema respiratório é responsável por garantir a captura do oxigênio do meio ambiente e a liberação do gás carbônico para o meio externo. O sistema respiratório é o sistema responsável por garantir a captação de oxigênio do meio ambiente e a liberação do gás carbônico.
Defesa pulmonar A respiração faz com que uma pequena porção do ambiente atmosférico local chegue até os pulmões. Isso pode incluir partículas e microrganismos como poeira, bactérias, gases tóxicos, fragmentos de sílica, fumaça (de cigarro, escapamentos de automóveis, entre outros tipos) e outros poluentes.
Os mecanismos de defesa do aparelho respiratório envolvem uma série de fatores que atuam na remoção de partículas inaladas e micro-organismos. A barreira mecânica é o primeiro mecanismo de defesa e, junto com o sistema imunológico, atua com o objetivo de proteger os pulmões contra as infecções.
A ventilação pulmonar ou respiração pulmonar é a renovação do ar contido na porção condutora da via respiratória de modo espontâneo e por ação dos músculos respiratórios, músculos intercostais e sobretudo o diafragma, isso ocorre no ato da inspiração e expiração.
O pulmão está protegido contra infecções bacterianas por uma variedade de mecanismos , que incluem a filtração de partículas nas narinas prevenção de aspiração de secreções infectadas pelo reflexo epiglótico , a expulsão de materiais aspirados pelo reflexo tussígeno , expulsão dos organismos pelo muco e células ...
Mecanismos de defesa do sistema respiratório
A estrutura das vias aéreas e sua segmentação progressiva, a filtração aero- dinâmica e o transporte mucociliar com- põem os principais mecanismos de defesa mecânicos. Já a interação entre o sistema macrofágico e as células imunes efetoras compõem, predominantemente, os meca- nismos de defesa pulmonar imunológicos.
As defesas naturais do sistema respiratório: A nivel da mucosa respiratória os cílios presentes na superfície das células que filtram as impurezas e que são evacuadas mecanicamente pela tosse. Por outro lado, as células do sistema respiratório secretam o muco.
A tosse é um reflexo natural do aparelho respiratório para evitar que corpos estranhos como bactérias, poeira e poluição, interfiram na nossa respiração. Este mecanismo de defesa é um sinal de que alguma coisa não vai bem no aparelho respiratório.
Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.
Outras barreiras naturais eficazes são as membranas mucosas, como os revestimentos das vias respiratórias e do intestino. Geralmente estas membranas estão cobertas de secreções que combatem os microrganismos. Por exemplo, as mucosas dos olhos estão banhadas em lágrimas, que contêm uma enzima chamada lisozima.
Tanto as barreiras naturais como o sistema imunológico defendem o corpo contra os organismos que podem provocar infecção. (Consulte também Linhas de defesa). As barreiras naturais são constituídas pela pele, pelas membranas mucosas, pelas lágrimas, pela cera dos ouvidos, pelo muco e pelo ácido gástrico.
O corpo humano tem três linhas de defesa preliminares a lutar contra invasores estrangeiros, incluindo vírus, bactérias, e fungos. As linhas do sistema imunitário três de defesa incluem barreiras físicas e químicas, respostas inatas não específicas, e respostas adaptáveis específicas.
Os vírus são responsáveis por causar doenças como gripe, ebola, raiva, varíola e, é claro, Covid-19. Ao invadirem o controle de uma célula, eles são capazes de se reproduzir e se multiplicar a cada 20 ou 30 minutos (assim como as bactérias).
O processo de defesa do corpo através do sistema imunológico é chamado de resposta imune. Existem dois tipos de respostas imunes: a inata, natural ou não específica e a adquirida, adaptativa ou específica. Conheça sobre cada tipo de resposta imune nas explicações abaixo....Conheça mais sobre:
Resposta: O corpo reage diariamente aos ataques de bactérias, vírus e outros micróbios, por meio do sistema imunológico.
Isso inclui os vírus comuns (responsáveis por resfriados ou gripes, por exemplo) que parecem nos afligir todo inverno, as bactérias (como o estreptococo, que pode causar uma inflamação forte da garganta) e outros germes (como uma infecção estomacal).
Os leucócitos, muito conhecidos como glóbulos brancos, são células arredondadas e nucleadas. São produzidos na medula óssea e na maioria das vezes são bem maiores do que as hemácias.
Por isso, é importante realizar visitas regulares a um especialista para verificar o andamento da saúde.
Alguns sintomas que podem ser causados por infecções:
O diagnóstico da sepse é feito com base na identificação do foco infeccioso e na presença de sinais de mau funcionamento de órgãos. Não há exames específicos, mas sim aqueles voltados para a identificação da presença de infecção, um hemograma e para a identificação do foco, como radiografia de tórax, e exames de urina.