Sempre que quisermos referir que alguém é sábio, versado num assunto ou matéria, que está bem informado e que sabe alguma coisa, dizemos que a pessoa é ciente, ou seja, que tem ciência e conhecimentos.
E, afinal, o que quer dizer estar ciente de uma situação? Na verdade, o termo é um adjetivo e caracteriza a posse de certo conhecimento sobre um determinado tema. Por exemplo, quando você sabe que precisa estudar para o vestibular para conquistar uma boa nota, você está ciente de que, sem essa atitude, será difícil entrar no ensino superior.
Ser/estar ciente sobre algo é ter conhecimento sobre determinada situação, ter ciência sobre alguma coisa. Nesse sentido, a palavra ciente, é derivada do radical cien-, e carrega consigo a utilização do “c” ao invés de “s”. A confusão entre a grafia é muito comum, pois os dois registros de escrita possuem o mesmo fonema /s/, ou seja, o mesmo som.
Espero que esse texto sobre siente ou ciente tenha sido útil para você e que tenha entendido qual das duas formas está correta. Deixe-nos um comentário com dúvidas, sugestões ou críticas. Pois, assim, poderemos ajudar um número maior de pessoas com o nosso conteúdo.
O pronome esta é usado quando a intenção é indicar algo ou alguém que está próximo, em vez de essa, quando está longe, ou aquela, mais longe ainda. Veja os exemplos: Esta casa foi alugada semana passada. Minha camiseta preferida é esta aqui.
Ciente ou siente, você sabe qual o correto? Muitas pessoas não sabem como se escreve certo essa palavra. A dúvida aqui é se devemos usar C ou S na hora da grafia da mesma. Só uma delas existe no nosso português e , por isso, é preciso estar atento. Já adiantamos que a palavra certa é ciente, com c.
O verbo equivale a tornar cheio, ocupar, completar e se opõe a esvaziar. Nesse sentido, pode-se dizer ainda que o verbo encher remete a criar algo com grande intensidade (encher de dúvidas, de medo etc.).
Palavras escritas com X ou CH causam muitas dúvidas, não é verdade? Encher ou enxer é uma delas. Isso porque elas têm a mesma pronúncia, mas a grafia varia. Nossa, às vezes é de encher a paciência de qualquer pessoa! Ou será enxer?
A origem da palavra remonta ao latim, implere, que significa completar e pode ser usada também em sentido conotativo.
Já sabe como se escreve encher? Quer aprender mais? Assista a videoaulas Stoodi, faça nossos exercícios e leia mais posts como este no blog!
A palavra ciente é também um substantivo masculino e significa a assinatura escrita num documento para indicar que se tomou conhecimento do conteúdo desse documento.
Mas com as derivadas da palavra cheio a história é diferente: encher se enquadra nesse caso, assim como a conjugação dos vários tempos e modos. Veja alguns exemplos:
Mais abaixo poderá ver exemplos de uso e o significado da palavra certa. Porém, para expandir ainda mais seus conhecimentos, sugerimos que faça exercícios e que busque outras fontes de informação, além de fazer a consulta em um dicionário de língua portuguesa.
Como você já deve ter percebido, ciente deve ser escrito com “c”. Isso acontece porque ela é originada do ato de ter ciência de algo, isto é, ter conhecimento sobre determinada situação ou atitude. Assim, não faria sentido escrever ciente com “s”, visto que sua origem é inexistente.
Ciente é um adjetivo de dois gêneros, também chamado de uniforme, porque apresenta sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino:
Ciente é, assim, sinônimo de conhecedor, sabedor, informado, cônscio, consciente, notificado e inteirado, bem como de sábio, douto, culto, erudito, versado e entendido, entre outros.
O ciente também se refere a assinatura ou rubrica colocada nos documentos, como forma de comprovar o conhecimento que determinada pessoa teve do conteúdo que lhe foi apresentado.
Pois é, essa perguntinha está enchendo (ou enxendo?) o saco! Muitas palavras iniciadas com EN- são escritas com X. Por exemplo: enxada, enxame, enxurrada, enxaqueca, enxuto e por aí vai.
Quando você toma conhecimento de determinada atitude, você usa qual palavra para definir esse estado? Via de regra, as pessoas utilizam o termo “ciente”. Acontece que muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual a forma certa de escrever essa palavra: ciente ou siente?
Os principais métodos de abordagem são: indutivo, dedutivo, indutivo-dedutivo, hipotético- -dedutivo, dialético e método da complexidade.
Sempre que quisermos referir que alguém é sábio, versado num assunto ou matéria, que está bem informado e que sabe alguma coisa, dizemos que a pessoa é ciente, ou seja, que tem ciência e conhecimentos.
Expressão que designa alguém que está a par de alguma coisa, ou seja, que está ciente, que sabe o que está acontecendo. Você deve ter ciência sobre todos os seus atos.
Ficar sabendo, informar-se, inteira-se de informação nova. Forma comumente usada em juridiquês.
Que possui conhecimento de um determinado assunto. Exemplo de uso da palavra Tomar ciência: O advogado pediu que seu cliente tomasse ciência sobre a sentença.
Aqui estão as características que ajudam você a comportar-se e a ser considerado um bom cientista:
A principal função dos cientistas é a de realizar pesquisas com a finalidade de alcançar uma compreensão mais clara e complexa a respeito da natureza, incluindo a dimensão física, matemática e social do ambiente ou do objeto empírico analisado. ...
A rotina de trabalho de uma cientista No dia a dia tenho geralmente 'urgências' para resolver que podem ser administrativas, problemas com equipamentos, ajudar os alunos, responder e-mails, reuniões, fazer análise de dados, escrever projetos de pesquisa e relatórios.
A vida de um cientista fora do trabalho é bastante normal, como de qualquer outro profissional. Dessa forma, o cientista apresenta tempos corretos de descanso, para aproveitar com a família, ou seja, sua vida pessoal de um modo geral.
O cientista é um profissional que executa uma atividade sistemática para atingir o conhecimento sobre algo. Através do método científico, realiza pesquisas para compreender de forma clara e exata algum fato pertencente à dimensão física, matemática, química ou social do ambiente ou objeto estudado.
O que motiva um cientista a desenvolver seu trabalho é a paixão pela natureza, a satisfação em desbravar os mistérios da mesma e a utilidade do que se descobre.
Os cientistas, assim como qualquer outro profissional, possuem uma rotina de trabalho constante e de descanso, que se dá fora do trabalho, como a limpeza da casa, cuidados de higiene e com a família.
O que motiva um cientista a desenvolver seu trabalho é a paixão pela natureza, a satisfação em desbravar os mistérios da mesma e a utilidade do que se descobre. O cientista se dedica a entender o funcionamento do mundo e dos seres humanos.
Onde o cientista trabalha? Os cientistas podem trabalhar em indústrias, laboratórios e institutos de pesquisa do governo ou da iniciativa privada. Muitos também são pesquisadores e professores universitários em faculdades públicas e privadas.
A área da ciência é uma das mais promissoras e necessárias para o mundo. Afinal, é por meio dela que novos dispositivos eletrônicos são criados, que medicamentos e tratamentos para várias doenças surgem, que aspectos da natureza são compreendidos e que formas de viver em sociedade são estudadas e aprimoradas.
O cientista pode atuar em laboratórios farmacêuticos, cosméticos e industriais. Também pode atuar como professor e pesquisador em universidades e instituições de pesquisas públicas ou privadas. Pode conduzir congressos, ministrar palestras, treinamentos e workshops.