EQST

O Que O Protocolo RIP Faz?

O que o protocolo RIP faz?

O RIP emite mensagens de atualização das suas rotas (Tabelas de Roteamento) em intervalos regulares (a cada 30 segundos) e quando a topologia da rede mudar. Quando um roteador recebe uma atualização do roteamento que inclua mudanças a uma entrada, atualiza sua tabela de roteamento para refletir a rota nova.

O que é o protocolo OSPF?

OSPF é um protocolo de roteamento do tipo link-state, que envia avisos sobre o estado da conexão (link-state advertisements, LSA) a todos os outros roteadores em uma mesma área hierárquica. Informações sobre interfaces ligadas, métrica usada e outras variáveis são incluídas nas LSAs.

Que métricas são usadas pelo protocolo RIP?

c) Métrica O RIP utiliza uma única métrica para roteamento (a contagem de saltos, ou hops) para medir a distância entre a rede de origem e a de destino. A cada hop no caminho entre a origem e o destino é atribuído um valor, tipicamente 1.

Quais as diferenças entre protocolos RIP OSPF BGP?

Algoritmo - o ospf usa o algoritmo Dijkstra, o bgp usa o melhor algoritmo de caminho. Protocolo - ospf possui protocolo IP, bgp possui protocolo TCP. Porta - o ospf tem a porta 89, o bgp tem a porta 179.

O que é o protocolo RIP?

O RIP (Routing Information Protocol) foi um dos primeiros protocolos IGP e foi muito popularizado pela implementação da ferramenta routed, muito usada em sistemas UNIX 4BSD. Este protocolo é derivado de um protocolo da Xerox para redes locais.

Como o protocolo RIP define a melhor rota para encaminhar um pacote de informação?

O protocolo RIP (Routing Information Protocol) utiliza o algorítmo vetor-distância. Este algorítmo é responsável pela construção de uma tabela que informa as rotas possíveis dentro do AS.

Qual a função do OSPF?

O OSPF permite a divisão de uma rede em áreas e torna possível o roteamento dentro de cada área e através das áreas, usando os chamados roteadores de borda.

Qual seria a métrica utilizada pelo protocolo OSPF?

A métrica do OSPF é chamada de custo. Da RFC 2328: “Um custo está associado com o lado de saída de cada interface do roteador. Este custo é configurável pelo administrador do sistema. Quanto menor o custo, mais provável será o uso da interface para encaminhar o tráfego de dados.”

Qual o algoritmo do protocolo de roteamento RIP?

Routing Information Protocol (RIP) é um protocolo de roteamento, baseado no algoritmo Vetor-Distância, projetado para ser usado como um Interior Gate Protocol em redes de tamanho moderado com diâmetro máximo de 15 saltos.

Qual a vantagem de se utilizarem áreas em OSPF?

A maior vantagem do OSPF é que ele é eficiente em vários pontos: ... Em vez de intercalar as entradas de tabela de roteamento como os routers RIP, os routers OSPF mantêm um mapa da interconexão de redes que é actualizado após qualquer alteração feita na topologia da rede.

Qual o melhor protocolo de roteamento?

EIGRP EIGRP: Excelente protocolo de roteamento, mais fácil de configurar e manter que o OSPF, porém só funciona em equipamentos CISCO, por ser um protocolo proprietário.

Qual é o benefício de um roteamento OSPF de Multiárea?

O OSPF multiárea tem estas vantagens:Frequência reduzida de cálculos SPF - localiza o impacto de uma alteração na topologia em uma área. Por exemplo, minimiza o impacto de atualização de roteamento, porque a inundação LSA para no limite de área.

Qual função é realizada por um Abr do OSPF?

Essa seria a árvore SPF (SPF tree) usada pelo router para inserção de rotas na tabela de roteamento.” Conforme explicado anteriormente, o Area Border Router (ABR) é responsável pelo tráfego entre as áreas, repassando toda a informação obtida para os demais roteadores da área na qual pertence.

Quais são os roteadores elegidos pelo OSPF em uma rede?

Tais como Ethernet, Token Ring e FDDI, são redes em que todos os dispositivos conectados podem receber um único pacote transmitido. Roteadores OSPF em redes broadcast sempre elegem um roteador DR (Designator Router) e um BDR (Backup Designator Router).

Quais técnicas O RIP v2 utiliza para impedir loops de roteamento?

Para evitar loop de roteamento, quando usamos RIP, existem três mecanismos. O holddown timer, que já falamos o split horizon e o poison-reverse.

Para que serve uma rede com OSPF?

O OSPF permite a divisão de uma rede em áreas e torna possível o roteamento dentro de cada área e através das áreas, usando os chamados roteadores de borda.

Quais são os dois motivos para criar uma rede OSPF com várias áreas?

PRECISO...
  • Automatizar as políticas de rede com e sem fio.
  • Simplificar as operações de rede de filiais e WAN.
  • Proteger a rede contra malware e ameaças digitais.
  • Garantir a disponibilidade e o desempenho da rede.
23 de dez. de 2019

O que é uma característica de uma rede OSPF de área única?

Principais características OSPF é um protocolo de roteamento do tipo link-state, que envia avisos sobre o estado da conexão (link-state advertisements, LSA) a todos os outros roteadores em uma mesma área hierárquica. Informações sobre interfaces ligadas, métrica usada e outras variáveis são incluídas nas LSAs.