Métodos de Tomada de Decisão
A tomada de decisão pode ser definida como o processo de decidir sobre algo importante, especialmente em um grupo de pessoas ou em uma organização. Ela envolve a seleção de um curso de ação entre duas ou mais alternativas possíveis, a fim de se chegar a uma solução para um dado problema.
1ª etapa – Identificação do problema. 2ª etapa – Coleta de dados. 3ª etapa – Identificação das alternativas. 4ª etapa – Escolha da melhor alternativa.
5 tipos de tomada de decisão na empresa
Na fase inicial, reconhece-se o problema que se deseja solucionar, considerando o estado atual com respeito ao estado desejado. Uma vez que o problema é identificado, deve-se realizar o diagnóstico e, depois disso, podem se desenvolver as medidas corretivas.
Aprender a tomar decisões é essencial pois, com o tempo, as pessoas se tornam melhores tomadores de decisão....Vamos lá!
Um processo tem as seguintes fases: postulatória, instrutória, decisória, recursal e executória, que hoje o pessoal gosta de chamar de “fase de cumprimento de sentença.”
Os passos são: modelar, implementar, executar, monitorar e otimizar.
Etapas de Produção
Desenho de produção definitivos & especificações dos insumos. Seleção de procurement; elaboração dos testes de aceitação. Projeto da linha de produção, dos meios e dos processo, aquisição das máquinas; Decisão sobre o projeto industrial.
O processo produtivo é a combinação de fatores de produção que proporciona a obtenção de um dado produto final. Num processo produtivo são incorporados fatores que, após a sua transformação, levam a um produto final (ou acabado).
Basicamente, a produção de açúcar em si, é dividida em 5 etapas:
A economia açucareira no Brasil corresponde ao período colonial do século XVI. O açúcar representou a primeira riqueza produzida no país, acompanhada da ocupação do mesmo. Deu origem às três primeiras capitanias: Pernambuco, Bahia e São Vicente. ... Desse estado saiu a maior produção de açúcar do mundo.
Conheça 10 processos para refino de açúcar usados pela LDC na China
A cana-de-açúcar é originária da Índia. Açúcar foi produzido no subcontinente indiano desde a antiguidade. Porém não era de fácil acesso: o mel era usado com maior frequência para se adoçar os alimentos na maior parte do mundo.
Na Índia do século 5, aproximadamente. Foi lá que se desenvolveu a técnica de solidificar o caldo extraído da cana-de-açúcar e transformá-lo em cristais granulados. Um dos primeiros nomes que a novidade recebeu foi “sarkara”, que significa, em sânscrito, “areia grossa”.
o açúcar era produzido no engenho de açúcar, e o senhor de engenho e sua família viviam na casa-grande, já os escravos viviam em senzalas, galpões escuros, sujos e úmidos e ficavam acorrentados para evitar a fuga.
Os engenhos, unidades de produção de açúcar, utilizavam mão de obra escrava africana e estavam instalados, principalmente, na região Nordeste do Brasil (áreas próximas ao litoral). Etapas da produção de açúcar: 1º - A cana-de-açúcar era plantada, pelos escravos, em extensos canaviais.
Em 1516, foi construído no litoral pernambucano o primeiro engenho de açúcar de que se tem notícia no Brasil, mais precisamente na Feitoria de Itamaracá, confiada ao administrador colonial Pero Capico — o primeiro "Governador das Partes do Brasil".
As primeiras mudas de cana de açúcar chegaram de Portugal em meados do século XVI. Os portugueses já possuíam técnicas de plantio, pois a cultivavam e fabricavam o produto na ilha da Madeira e nos Açores.
O açúcar alcançava altos preços na Europa; O solo e o clima favoráveis do litoral propiciaram o cultivo da cana; Os portugueses já tinham experiência no cultivo de cana-de-açúcar e na montagem de engenhos porque desde o século XV produziam açúcar nas ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde.
Do engenho tradicional faziam parte a "casa da moenda", onde a cana era espremida, a "casa da fornalha", onde ficavam os tachos de cozimento que, por evaporação, transformavam o caldo de cana em produto sólido, e a "casa de purgar", onde se completava o processo de purificação e se deixava o produto pronto para ser ...
O Engenho Colonial. O engenho, a grande propriedade produtora de açúcar, era constituído, basicamente, por dois grandes setores: o agrícola - formado pelos canaviais -, e o de beneficiamento - a casa-do-engenho, onde a cana-de-açúcar era transformada em açúcar e aguardente.