Conformação é o processo mecânico onde se obtém peças através da compressão de metais sólidos em moldes, utilizando a deformação plástica da matéria-prima para o preenchimento das cavidades dos moldes.
A conformação de chapas é o processo em que é efetuada a transformação mecânica, por meio da conformação de um disco plano (também chamado de “blank”) à forma de uma matriz. Esse processo se dá através de um punção que é realizado por meio da aplicação de esforços.
A Estampagem profunda é a estampagem de objetos ocos derivados de chapas planas, geralmente, sem deformar a espessura e em uma ou mais fases.
Para se estampar no algodão ou tecidos escuros, será necessário o Sublitexx, que na verdade é um termocolante que possui, em uma de suas faces, um tecido branco à base de poliéster. Ou seja, você vai estampar o tecido do Sublitexx e depois passar a estampa para o tecido por meio do termocolante.
Quem trabalha com sublimação, sabe que o poliéster é o tecido ideal para se trabalhar. Mas em produções em que o algodão é mais indicado, sublimar também é possível. Foi o que Enéas Garcia, representante da SFCT, mostrou durante sua palestra na Sublimação em Ação.
O silk digital ou DTG, como também é chamada a técnica, é feito em uma impressora à jato de tinta bem similar às conhecidas no mercado para imprimir em papel. Porém, esta, é especialmente feita para tecidos 100% algodão, o tipo de tecido que tem mais aceitação por parte do usuário.
O nome do produto é Clear Subli Cotton Mono, e conforme você pode ver na imagem acima, é aplicado no algodão (ou viscose) como se fosse uma tinta de serigrafia (silk-screen) e depois passada na estufa. Depois basta levar para a prensa e sublimar normalmente, como se fosse uma peça em poliéster.
Cortar a folha do OBM no tamanho e/ou formato desejados. Imprimir a imagem espelhada em papel sulfite ou papel matte (fosco) usando tinta sublimática. Prensar o OBM na camiseta por 10 segundos a 200 graus, com uma folha de teflon protegendo o OBM.
Para realizar as estampas da camisetas, você vai ter que primeiramente desenhar as figuras no computador e imprimir, sendo que este processo deve ser feito em um papel diferenciado, pois somente assim torna-se possível transferir a figura para o tecido através do calor.
2) Use um editor gráfico on-line Existem vários softwares que você pode utilizar para criar a sua estampa de camiseta personalizada. Por conta da qualidade de imagem, é aconselhável usar programas profissionais de design, como o Adobe Photoshop, o Adobe Illustrator e o CorelDRAW.
Ter criatividade para bolar estampas é importante, mas não é o suficiente para abrir uma empresa de confecção de camisetas. Confira sete itens essenciais para o negócio....Confira sete itens essenciais para o negócio.
Caso você deseje ter uma estamparia ou uma marca de estampas personalizadas, uma impressora de silk digital de pequeno porte pode custar em torno de R$e o custo de impressão de cada camiseta gira em torno de R$1,00.
Compre uma mesa de desenho, isso lhe ajudará muito na produção de sua estampa....
Para alcançar um super resultado, é necessário usar o tipo “transfer para tecido”, que é vendido em duas versões: uma para roupas escuras e outra para claras. Depois de escolher o que deseja estampar, o primeiro passo é inverter o desenho no computador, afinal, depois de estampada, a imagem ficará “espelhada” na roupa.
CorelDraw
Sete passos para montar uma estamparia digital têxtil