crossorigin="anonymous">
A Guerra da Indochina aconteceu entre 1946 e 1954 e foi motivada pelo desejo do movimento Vietminh em obter a independência do Vietnã e o fim do domínio colonial na região, conhecida, até então, como Indochina Francesa.
A Guerra da Indochina foi um conflito entre tropas vietnamitas e tropas coloniais dos franceses que aconteceu entre 1946 e 1954. Os vietnamitas, liderados pelo grupo Vietminh de Ho Chi Minh, tinham como objetivo por fim ao domínio colonial dos franceses na região.
Antecedentes da Guerra da Indochina A Indochina Francesa era uma colônia da França formada por Laos, Camboja, três reinos vietnamitas (Tonquim, Annam e Conchinchina) e um protetorado cedido pelos chineses, chamado Guangzhouwan. Essa região havia sido gradativamente ocupada pelos franceses no período entre 1862 e 1893.
Em 21 de julho de 1954, a França e a então República Democrática do Vietnã assinam um acordo de cessar-fogo, dividindo o país asiático em dois: o norte comunista e um frágil Estado pró-ocidente ao sul.
Indochina Francesa
Devido a esse acontecimento, crescia internamente no Vietnã os movimentos de emancipação, e surgia então a Liga Revolucionária para a Independência do Vietnã, movimento de caráter comunista que ficou conhecido como Vietminh. O principal objetivo do Vietminh era garantir a expulsão dos japoneses na região.
Durante esse conflito, que aconteceu entre 1946 e 1954, vietnamitas (em geral, comunistas) lutaram contra o domínio colonial francês na Indochina Francesa – colônia da França que agrupava Vietnã, Laos e Camboja. Depois desse guerra, o Vietnã garantiu sua independência em duas entidades ideologicamente distintas.
A mudança na postura dos Estados Unidos deu-se por causa da insatisfação com a incapacidade do governo sul-vietnamita de combater as tropas comunistas. A participação efetiva dos Estados Unidos no conflito ocorreu após o Incidente do Golfo de Tonquim, em agosto de 1964.
Desfecho da Guerra do Vietnã Depois que as tropas norte-americanas saíram do Vietnã, a situação dos sul-vietnamitas ficou desesperadora, e eles foram derrotados rapidamente. Em 1975, Saigon, capital do Vietnã do Sul, foi conquistada, e a guerra encerra-se com a unificação do Vietnã sob o comando do governo comunista.
Milhares de vietnamitas fugiram rumo a países estrangeiros. As consequências para os Estados Unidos também foram desastrosas. ... Os estadunidenses perderam cerca de 50 mil soldados ao longo do conflito e arcaram com um prejuízo de 200 bilhões de dólares. Estima-se que o número de vietnamitas mortos seja de até 3 milhões.
São homens que sofrem do chamado transtorno do estresse pós-traumático (TEPT). Mais de 800.
1 de novembro de 1955 – 30 de abril de 1975
A Guerra do Vietnã, ocorrida entre 1955 e 1975, foi um conflito entre Estados Unidos e o Vietnã do Norte, este último, apoiado pela União Soviética.
25 de junho de 1950 – 27 de julho de 1953
Fim da Guerra da Coreia e o armistício Em 27 de julho de 1953 foi assinado o armistício de paz em Panmunjon, restabelecendo as fronteiras sobre o paralelo 38° Norte. Deste modo, as fronteiras voltaram ao determinado durante a Segunda Guerra: a Coreia do Norte manteve-se comunista e a do sul, capitalista.
25 de junho de 1950 – 27 de julho de 1953
A história da divisão das duas Coreias remonta ao fim da Segunda Guerra Mundial. Desde 1910, o território era ocupado pelos japoneses, que se renderam após a explosão das bombas atômicas. Com a derrota, a Coreia foi dividida entre soviéticos e americanos, exatamente no paralelo 38.
A divisão da Coreia em Coreia do Norte e Coreia do Sul resulta da vitória dos Aliados na II Guerra Mundial de 1945, terminando o domínio colonial de 35 anos do Japão na Coreia. ... A Coreia do Sul surgiu, após décadas de regime autoritário, como uma democracia liberal capitalista, com uma das maiores economias do mundo.
Após a Segunda Guerra Mundial e a partir da Guerra Fria, a Coreia foi dividida em dois países ao longo do paralelo 38 (agora a Zona Desmilitarizada Coreana). ... Desde o fim da Guerra da Coreia, a reunificação tornou-se um desafio maior à medida que os dois países se tornaram cada vez mais divergentes.
Eclosão da Guerra da Coreia A partir da divisão da Península da Coreia, dois governos foram desenvolvidos em cada parte. Ao norte, estabeleceu-se o governo comunista de Kim Il-sung; ao sul, estabeleceu-se um governo capitalista governado por Syngman Rhee.
Em 12 de agosto, os soviéticos invadiram o norte da Coreia, alcançando o paralelo 38. Com o final da guerra, a Coreia foi dividida em zonas de ocupação. A parte setentrional ficou submetida à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas , que instalou no território sua organização comunista.
Para saber a idade coreana, basta subtrair o seu ano de nascimento de 2019 e adicionar 1! Por exemplo, eu nasci em 1996, então: 2019 - 1996 = 23 + 1 = 24 24 é a minha idade coreana!১ জানু, ২০১৯
25 de junho de 1950 – 27 de julho de 1953
A guerra oficialmente acabou neste dia, porém, até os dias atuais, nenhum tratado de paz foi firmado entre as duas Coreias. O Norte, contudo, alega que venceu a guerra.
Coreia
Antecedentes. A guerra que se iniciou em 1950 foi resultado direto da divisão que existia na península e que havia sido imposta por Estados Unidos e União Soviética ao final da Segunda Guerra. Esse conflito refletiu a tensão que existia por causa da bipolarização do mundo no contexto da Guerra Fria. Não pare agora...
Ocorreram diálogos em torno da unificação do país, mas a tensão ao redor do marco divisório foi crescendo com o tempo, o que desembocou finalmente num conflito, a chamada Guerra da Coreia, quando forças norte-coreanas resolveram invadir a metade sul, em junho de 1950. ...
As principais causas da Guerra da Coreia foram: Após a rendição e retirada das tropas japonesas, o norte passou a ser aliado dos soviéticos (socialista), enquanto o sul ficou sob a influência norte-americana (capitalista). Esta divisão gerou conflitos entre as duas Coreias.