crossorigin="anonymous">
Significado de Obturador substantivo masculino Objeto que serve para obturar. Fotografia. Dispositivo de uma objetiva fotográfica destinado à obtenção de tempo para poses diferentes.
Espero que esse guia te ajude a ter controle total de seus equipamentos e para isso você precisa entender e saber usar os 3 principais componentes de sua câmera, que eu chamo de "Os 3 Pilares da Exposição". São eles: Abertura, Velocidade e ISO.
Os princípios são: abertura, velocidade e sensibilidade. O domínio destes fundamentos é essencial e faz parte do conhecimento técnico do fotógrafo. A intensidade de luz que incide sobre o sensor da câmera ou filme é controlada pela abertura.
Por padrão, a maioria das câmeras usa valores ISO entre 100 e 200. Elas representam baixa sensibilidade à luz e são mais adequadas para fotografar com luz do dia, ou em ambientes bem iluminados a noite. Mas as coisas complicam quando as condições de iluminação não são mais ideais.
Porém, levando em conta as luzes do ambiente, o flash e a movimentação das pessoas, o mais indicado é colocar o obturador com tempo entre 1/15 e 1/60 segundo — velocidades mais rápidas resultariam em fotos muito escuras.
A velocidade do obturador ou tempo de exposição, em fotografia, está directamente relacionada com a quantidade de tempo que o obturador da máquina (câmera) fotográfica leva para abrir e fechar, deixando passar a luz que irá sensibilizar a película fotográfica ou o sensor digital CCD/CMOS e formar a imagem.
Em condições com muita luz, você pode achar difícil deixar a velocidade do obturador abaixo de 1/8 segundos, mesmo usando a menor abertura possível e o ISO mais baixo. Colocar um polarizador na frente de sua lente fotográfica pode ser uma ótima maneira de reduzir a quantidade de luz que vai atingir o seu sensor.
Para escolher uma velocidade do obturador: Rodar o disco de modos para S. Escolher a velocidade do obturador. Rode o disco de controlo para escolher a velocidade do obturador pretendida: rode para a direita para velocidades mais rápidas, para a esquerda para velocidades mais lentas.
Quanto maior o numero do obturador na câmera mais rápido será o tempo de abertura, ou seja menos luz ira entrar....Ver na prática:
Ajuste a velocidade do obturador.
Uma maneira simples de obter o efeito é utilizar uma esponja de aço amarrada a um arame, queimar e girá-la, fazendo com que suas fagulhas sejam projetadas no sentido do movimento. Com uma exposição maior que cinco segundos, abertura F11 e ISO 200, é possível capturar belas imagens.
Modo Pro Para utilizar o modo Pro, acesse o menu “Mais” da sua câmera e habilite-o. Em seguida, você poderá ajustar manualmente o ISO, exposição, saturação, contraste, foco, sombra e mais para poder tornar as suas fotos ainda mais profissionais.
Na fotografia digital, o ISO mede a sensibilidade do sensor de imagem. Quanto menor o número, menor é a sensibilidade do sensor e, por isso, será necessária quantidade maior de luz para a foto. Então, ao aumentar o ISO em um ambiente de pouca luz, essa quantidade necessária para uma foto clara diminui.
Personalizado – Para usar esta função, você deve selecioná-la e em seguida fotografar um objeto de cor neutra (branco ou cinza) no mesmo ambiente onde deseja fotografar. A partir da cor desta imagem neutra, a câmera adapta as configurações para as outras fotos que serão tiradas em seguida.
Balanço de Branco
O Balanço de Branco das câmeras determina justamente como o sensor concebe o tom de cor da luz de cada ambiente que está sendo fotografado. Na verdade, as cores são mensuradas através do que chamamos de temperatura de cor, que usa uma unidade de medida chamada de Kelvin como escala de mensuração.
Selecione a ferramenta White Balance Selector e clique sobre o cartão cinza para ajustar o balanço de branco.
O balanço de branco é a função que corrige a coloração das fotos. Ela é chamada assim, pois, quando você mostra para a câmera o que ela deve tratar como a cor branca na imagem, ela automaticamente ajusta todas as outras cores.
No Photoshop, você pode acessar a opção de ajuste de equilíbrio de cores em qualquer um dos seguintes locais:
Em fotografia, balanço de cores ou balanço do branco (em inglês, white balance) se refere aos ajustes que são efetuados pelo fotógrafo ou pela câmera fotográfica para se obter imagens com fidelidade de cores próxima àquelas que os objetos apresentam sob iluminação ideal.
A função do balanço do branco permite eliminar cores que não reflectem a realidade fotografada. ... Um balanço do branco correto deve ter em consideração a “temperatura da cor” da fonte de luz, o que significa se a cor da luz é quente ou fria.
O fotômetro serve para realizar a medição da luz, ele é feito de células fotossensíveis que recebem a luz e então indica se a combinação de velocidade e abertura está boa para aquela exposição.
03. Também é possível ajustar o equilíbrio de brancos através da opção Equilíbrio de brancos no menu de disparo. 04. A opção Automático no menu Equilíbrio de brancos oferece uma escolha entre Normal e Manter cores iluminação quentes, o que preserva as cores quentes produzidas pela iluminação incandescente.
A ideia de temperatura de cor é baseada na cor da luz que este corpo negro emite quando se encontra a uma determinada temperatura. Quanto mais azulada for a cor da luz emitida pelo corpo negro, maior é a sua temperatura e assim, maior é a temperatura dessa luz.
O fotômetro é um equipamento usado para medir a intensidade da luz no ambiente. Ele converte a luz em uma corrente elétrica, que pode ter sua intensidade medida em valores precisos. Normalmente, esses valores são exibidos em função de suas interações com a velocidade do obturador ou abertura do diafragma.
O fotômetro é um aparelho que mede a intensidade da luz. Assim, o fotógrafo consegue ajustar a entrada de luz na câmera para que a imagem saia conforme o planejado. Por exemplo, se o fotômetro aponta que uma foto está muito escura, o fotógrafo pode abrir mais o diafragma, melhorar a iluminação da cena ou usar o flash.