MORTALIDADE: é a variável característica das comunidades de seres vivos; refere-se ao conjunto dos indivíduos que morreram num dado intervalo do tempo.
47 sinônimos de morte para 4 sentidos da palavra morte: Fim da vida: 1 falecimento, óbito, perecimento, finamento, fenecimento, passamento, extinção, decesso, defunção, libitina, ortotanásia, trânsito, traspasse, traspassamento, exício, parca.
Número de óbitos de menores de um ano de idade, por mil nascidos vivos, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. A mortalidade infantil compreende a soma dos óbitos ocorridos nos períodos neonatal precoce (0-6 dias de vida), neonatal tardio (7-27 dias) e pós-neonatal (28 dias e mais).
Segundo dados publicados em 2018 pela Organização das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), nos países em desenvolvimento como o Brasil a taxa de mortalidade infantil é de 27 óbitos para cada mil, enquanto nos países desenvolvidos essa média é de apenas 3 óbitos./span>
Para determinar as taxas de mortalidade infantil das grandes regiões e da média do Brasil, para os Estados onde o cálculo da TMI é indireto, primeiramente derivam-se os óbitos de menores de um ano para cada Estado multiplicando o valor da taxa pelo número de nascidos vivos.
Definição : Número de óbitos pela causa específica, expresso por 100 mil habitantes, ocorridos em determinado local e período.
Conceituação Relação percentual entre o número de óbitos que ocorreram após decorridas pelo menos 24 horas da admissão hospitalar do paciente, em um mês, e o número de pacientes que tiveram saída do hospital (por alta, evasão, desistência do tratamento, trans- ferência externa ou óbito) no mesmo período.
Apresentação. As causas externas são traumatismos, lesões ou quaisquer outros agravos à saúde – intencionais ou não – de início súbito e como consequência imediata de violência ou outra causa exógena.