O Estado de São Paulo apresenta em seu território, de forma bastante resumida, três tipos distintos de vegetação: o mangue, nas áreas de litoral, a Mata Atlântica dentro do domínio da Serra do Mar e florestas tropicais em outras partes do Estado.
O Estado paulista possui em seu território basicamente três tipos distintos de cobertura vegetal, o litoral é representado pelo mangue, além da Mata Atlântica na Serra do Mar e nas outras partes do território predomina florestas tropicais.
Geografia de São Paulo (estado)
Mata Atlântica
O relevo é caracterizado por planície litorânea estreita, limitada pela serra do Mar, planaltos e depressões no restante do território. O ponto mais elevado é a pedra da Mina, na serra da Mantiqueira, com 2.
O Estado faz divisa com São Paulo (sul e sudoeste), Rio de Janeiro (sudeste), Mato Grosso do Sul (oeste), Goiás e Distrito Federal (noroeste), Espírito Santo (leste) e Bahia (norte e nordeste).
O estado de São Paulo faz parte da Região do Sudeste do Brasil e faz fronteira a norte e a nordeste com o estado de Minas Gerais, a nordeste com o estado do Rio de Janeiro, a leste com o oceano Atlântico, a sul com o estado do Paraná e a oeste com o estado do Mato Grosso do Sul.
Entre suas principais potencialidades, o estado é o maior produtor mundial de suco de laranja, açúcar e etanol. Além disso, possui o maior porto – o de Santos – e o maior aeroporto – Guarulhos – da América Latina, além de abrigar quatro das dez das melhores faculdades da região.
No ranking das maiores economias, a do Estado de São Paulo é a 21ª do mundo (US$ 603,4 bilhões).
Geografia do Brasil