O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.
Controle estatal da economia Os reis, com o apoio da burguesia mercantil, foram assumindo o controle da economia nacional, visando fortalecer ainda mais o poder central e obter os recursos necessários para expandir o comércio. Dessa forma, o controle estatal da economia tornou-se a base do mercantilismo.
Ele é considerado um conjunto de práticas econômicas adotadas pelos estados nacionais, com o objetivo de acumular riqueza e dar poder ao rei. Os principais países representantes dessa prática foram Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Holanda.
1) O mercantilismo foi um sistema de práticas econômicas que vigorou entre o século XVI -XVIII. Esse sistema tinha por objetivo central proteger a economia nacional através de medidas como protecionismo alfandegário, expedições marítimas, metalismo, entre outras.
São características do Mercantilismo: a) Livre cambismo, fomento as industrias, balança comercial favorável. b) Fomento as industrias, tarifas protencionistas, metalismo, leis de mercado. ... d) balança comercial favorável, metalismo, tarifas protecionistas, intervencionismo estatal.
Resposta. Explicação: As principais características do mercantilismo são citadas como sendo: Intervenção do rei na economia, metslismo , colonialismo.
Conceito utilizado para definir o acúmulo de metais por um país. O Metalismo é um princípio que foi utilizado a partir do século XV, inicialmente como medida da riqueza de uma nação. A exploração de metais preciosos no período colonial favoreceu o surgimento desse sistema econômico.
Metalismo, também conhecido como bulionismo, é a ideia de riqueza econômica através da quantificação de metais preciosos. ... De fato, os espanhóis queriam comercializar com os metais que possuíam em abundância para importar os produtos que achavam necessários dos países europeus.
Balança comercial favorável: o Estado deveria exportar mais produtos que importar. Não deveria depender demais de outras nações. ... Protecionismo: as nações procuravam obstruir a entrada de produtos de fora em seu território e no território de suas colônias por meio dos altos impostos alfandegários.
Balança comercial é um termo econômico que representa as importações e exportações de bens entre os países. Dizemos que a balança comercial de um determinado país está favorável quando ele exporta mais do que importa. Do contrário dizemos que a balança comercial é negativa ou desfavorável.
Protecionismo é uma doutrina, uma teoria que prega um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira. Tal teoria é utilizada por praticamente todos os países, em maior ou menor grau.
O mercantilismo espanhol foi acentuadamente metalista, devido à grande quantidade de ouro e prata obtida de suas colônias da América.
Os metais preciosos basicamente constituíam à moeda de troca da época. Explicação: As grandes navegações foram importantes por permitirem à busca de rotas alternativas ao comércio na Ásia e a exploração de novos territórios "descobertos" e posteriormente colonizados.
A ideia de que a riqueza de uma nação dependia da balança comercial favorável surge no século XV, quando as trocas comerciais entre os Estados aumentam. Se um país está num ciclo de expansão econômica, o déficit comercial pode ser bom, pois ajudará a manter os preços internos baixos. ...
Princípios básicos do mercantilismo. O mercantilismo variou de um país para o outro e tinha quatro princípios básicos que são metalismo, balança comercial favorável, protecionismo e todo comercio colonial deve ser monopólio da metrópole. O metalismo era que quanto mais ouro e prata possuísse teria mais riqueza.
O mercantilismo foi um sistema de práticas econômicas que vigorou entre o século XVI -XVIII. Esse sistema tinha por objetivo central proteger a economia nacional através de medidas como protecionismo alfandegário, expedições marítimas, metalismo, entre outras.