é aquele que ocorre entre indivíduos, quando duas ou mais pessoas encaram uma situação de maneira diferente. Embora boa parte dos conflitos sejam causados por processos organizacionais, a maioria dos atritos e desavenças são, no entanto, de origem interpessoal, o que torna-as mais difíceis de se lidar.
Conflito é sinônimo de embate, oposição, pendência, pleito; no vocabulário jurídico, prevalece o sentido de entrechoque de ideias ou interesses em razão do qual se instala uma divergência entre fatos, coisas ou pessoas.
Para além da Síria: os 12 maiores conflitos mundiais em 2018
A guerra pode ocorrer entre países ou entre grupos menores como tribos ou facções políticas dentro do mesmo país (confronto interno). ... O confronto ou a guerra pode ter motivos religiosos, étnicos, ideológicos, econômicos, territoriais, de vingança, ou de posse (quando um grupo deseja algo do outro).
Guerras atuais datam de conflitos históricos ou insurgência de milícias contra governos
Conflitos étnicos
Geopolítica é uma categoria da geografia que abrange os fenômenos históricos e políticos da atualidade. Ela tem o objetivo de interpretar a realidade global e envolve o estudo de guerras, conflitos, disputas ideológicas e territoriais, questões políticas, acordos internacionais, etc.
A geopolítica consiste nas ligações e estratégias internacionais dos estados, isto é, o poder entre os países de acordo com suas conjunturas e soberanias. Já a geografia política é o lado que apenas relaciona o controle político dos estados com seus próprios territórios, especialmente no que se refere à administração.
Instrumento ideológico. O estudo da geografia política existe desde a Grécia antiga. ... O termo foi criado pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén, no trabalho "Staten som Lifsform" ("O Estado como um organismo", em português), de 1916.
Como surgiram a Geografia Política e a Geopolítica? A expressão Geografia Política é muito atribuída a F. Ratzel, com a elaboração e difusão de sua obra “Politische Geographie”, publicada em 1987. ... Já a expressão Geopolítica foi elaborada pelo jurista suíço R.
Friedrich Ratzel (1844-1904) foi um pensador alemão, considerado como um dos principais teóricos clássicos da Geografia e o precursor da Geopolítica e do Determinismo Geográfico.
Determinismo geográfico é a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza/homem.