crossorigin="anonymous">
O néfron é a unidade funcional do rim, ou seja, a estrutura responsável pela formação da urina nesses órgãos. O corpo humano tem dois rins, que apresentam formato semelhante a um feijão e fazem parte do nosso sistema urinário.
Fazem parte dos néfrons os seguintes componentes: corpúsculo renal, túbulo contorcido proximal, alça de Henle e túbulo contorcido distal.
O cálice renal menor recebe urina dos ductos papilares de uma papila renal e a transporta até um cálice renal maior. Do cálice renal maior, a urina drena para a grande cavidade chamada pelve renal e depois para fora, pelo ureter, até a bexiga urinária.
RINS -> URETERES -> BEXIGA -> URETRA -> E sai pelo músculo do esfincter.
Após sua passagem pelos néfrons, a urina é liberada nos ureteres, que são canais que irão ligar os rins até a bexiga. A urina fica armazenada na bexiga até que haja o estímulo da micção, quando então a urina vai da bexiga até o ambiente externo através da uretra , tanto no homem quanto na mulher.
A urina é produzida pelos rins e conduzida até a bexiga através dos ureteres. Durante a micção, os músculos da bexiga se contraem e a urina é eliminada através da uretra.
Quando temos a primeira de vontade de fazer xixi, a bexiga está com cerca de 150 ml. Quando essa sensação aperta, chega entre 250 e 300 ml. A quantidade máxima que a bexiga consegue segurar é de 400 ml até 500 ml.
Quando se torna fácil segurar a bexiga até as pausas programadas, é hora de aumentar os intervalos entre as micções. Gradualmente, você aumentará o tempo entre as idas ao banheiro até que você esteja urinando a cada 3 horas. Às vezes, os intervalos podem ser mais longos ou mais curtos e isso é perfeitamente correto.