O ato de respirar pode ser dividido em dois movimentos básicos: inspiração e expiração. ... Inspiração é o conjunto de movimentos que permite a entrada de ar nos pulmões. Nesse processo ocorre a contração do diafragma, ocasionando seu abaixamento.
A função principal da respiração é suprir nosso corpo de oxigênio, executando trocas gasosas entre nosso organismo e o meio, removendo o produto gasoso (dióxido de carbono) do metabolismo celular. A troca gasosa é realizada pelos alvéolos, nos pulmões, e o ambiente.
O sistema respiratório permite a troca de gases com o ar atmosférico, assegurando a concentração do oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas do organismo, e em contrapartida servindo como via de eliminação dos gases residuais, como o gás carbônico.
A respiração diafragmática Respiração diafragmática ou respiração inferior é aquela realizada com o apoio do diafragma, utilizando a região do abdômen. É a forma de respirar mais propícia para o canto e já nascemos com ela, porém adquirimos certos vícios ao longo da vida que nos fizeram abandoná-la.
A hiperventilação leva a baixos níveis de dióxido de carbono, eventualmente isto pode causar o estreitamento dos vasos sanguíneos que fornecem sangue ao cérebro. Esta redução no fornecimento de sangue leva a sintomas como tontura e formigamento nos dedos. A hiperventilação grave pode levar a perda da consciência.