Mediastino é o espaço existente entre os dois pulmões que comporta estruturas como a traqueia, o coração, o esôfago, o timo e parte dos sistemas nervoso e linfático. Ele é dividido em três partes principais: mediastino anterior, mediastino posterior e mediastino médio.
O mediastino é o espaço que fica atrás do osso esterno (no meio do tórax), no espaço entre os dois pulmões. Nessa localização estão algumas estruturas como: o timo, tireoide intratorácica, gânglios mediastinais, coração e grandes vasos, nervos, esôfago e coluna.
As massas mediastinais são causadas por uma variedade de cistos e tumores; as causas prováveis diferem de acordo com a idade do paciente e a localização da massa (mediastino anterior, médio ou posterior).
Tumor mediastinal se refere a qualquer neoplasia (benigna ou câncer) que aparece no mediastino, a área entre os pulmões. Mediastino é a área da caixa torácica entre os pulmões que contém o coração, o esófago, traqueia, timo e a aorta torácica.
As massas do mediastino incluem tumores, bolsas cheias de líquido (cistos) e outras anormalidades nos órgãos do mediastino. Tais órgãos são o coração, o timo, alguns linfonodos e partes da traqueia, esôfago, aorta, glândula tireoide e glândula paratireoide.
Massa pulmonar mal delimitada, de contornos espiculados, com centro na região hilar esquerda, estendendo-se ao mediastino e região hilar contralateral. Amputa o brônquio do lobo inferior e a veia pulmonar à esquerda, causando afilamento da artéria pulmonar e dos demais brônquios segmentares deste lado.
O timoma é um tumor raro, mais frequentemente diagnosticado na 5ª e 6ª décadas de vida, e que se desenvolve a partir de células residuais do timo.
A timectomia consiste na retirada do Timo. Órgão linfóide, situado no mediastino anterior. Esta cirurgia normalmente é feita para o tratamento de tumores do timo (timomas) ou para tentativa de controle dos sintomas de uma doença auto imune chamada Miastenia Gravis, que causa fraqueza muscular intensa.
O timo fica bem no centro do peito, entre os pulmões e na frente do coração – essa localização privilegiada, inclusive, fez os anatomistas do passado acreditarem que ali ficava guardada a alma.
molleja
O timo é uma glândula que participa da regulação da defesa imunológica do organismo. É considerado um órgão linfoide primário. O timo localiza-se no tórax, entre os pulmões e a frente do coração.
Por sua vez, a ausência de timo, como ocorre na síndrome de DiGeorge na qual os indivíduos nascem sem timo, caracteriza-se um baixo número de células T maduras em circulação e nos tecidos linfóides periféricos e uma grave deficiência na imunidade mediada por células T.
Eles ajudam o sistema imunológico a proteger o organismo contra vírus, fungos e outros tipos de infecções. O timo diminui de tamanho ao longo da vida, até que na idade adulta é gradualmente substituído por tecido adiposo, o que provoca a diminuição da produção de linfócitos T.
O timo atinge o seu maior peso relativo no fim da vida fetal, porém seu peso absoluto continua a aumentar, alcançando 30 a 40 g na época da puberdade. Ele então começa a sofrer uma involução que progride rapidamente, até que, no adulto, o órgão seja, em grande parte, substituído por células adiposas.