A cartografia, como sabemos, é a área do conhecimento responsável pela elaboração e estudo dos mapas e representações cartográficas em geral, incluindo plantas, croquis e cartas gráficas. ... Mapa – um mapa é uma representação reduzida de uma dada área do espaço geográfico.
Hoje entendemos cartografia como a representação geométrica plana, simplificada e convencional de toda a superfície terrestre ou de parte desta, apresentada através de mapas, cartas ou plantas.
A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto o mapa. Ou seja, é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.
As projeções cartográficas são classificas em três tipos diferentes: cilíndrica, cônica e plana, polar ou azimutal.
Existem diversas formas de se representar o espaço geográfico, seja por meio de desenhos artísticos, técnicos, fotografias, maquetes, mapas, entre outros. A ciência responsável pela representação gráfica do espaço geográfico, tendo como produto final o mapa, é a Cartografia.
As principais formas de representação do passados são livros, mapas, histórias, revistas, enciclopédias, registros orais, registros escritos e etc.
O Globo terrestre é a forma mais perfeita de representar a Terra. Porém a dificuldade de manuseio dificultou sua utilização no dia a dia como objeto de estudos. Os Mapas apresentam imperfeição nas suas projeções, porém são o mais utilizado devido ao seu fácil manuseio.
As projeções cartográficas são classificas em três tipos diferentes: cilíndrica, cônica e plana, polar ou azimutal. Projeção Cilíndrica. Projeção cônica. Projeção Plana, polar ou azimutal.
de Mercator
Projeção cilíndrica: Ela é representada como se tivéssemos colocado um cilindro em volta da terra, utiliando os meridianos e paralelos para representar a mesma. A sua finalidade é representar os continentes em escalas grandes e ou pequenas.
→ Projeção cilíndrica A projeção cilíndrica refere-se à representação da superfície esférica da Terra em um plano utilizando como base um cilindro que envolve todo o globo. Nessa projeção as coordenadas geográficas (paralelos e meridianos) são representadas por linhas retas que se encontram em ângulos retos.
Geografia. O mapa-múndi, também conhecido como planisfério, nada mais é do que a representação do globo terrestre em um plano.
1. A forma de representação cartográfica utilizada nos dois mapas chama-se anamorfose geográfica ou cartográfica, que consiste em forma de representação do espaço geográfico com distorção da proporcionalidade entre os territórios para adequá-los aos dados quantitativos do mapa.
Resposta. Explicação: As Projeções Cartográficas têm por objetivo representar a Superfície Terrestre ou parte dela em uma superfície plana, sendo a base para a construção de mapas. Uma projeção cartográfica pode ser definida como um sistema plano de meridianos e paralelos sobre os quais pode-se gerar um mapa.
As projeções cônicas se caracterizam por apresentarem os meridianos em uma rede de linhas retas que se encontram nos polos e com paralelos que formam círculos que aumentam de tamanho conforme vão se distanciando dos polos. São largamente utilizadas para representarem partes de continentes.
Os mapas são representações cartográficas de uma dada área do espaço. Eles possuem a função de representar em um plano uma determinada localidade da superfície, apresentando um ou vários de seus aspectos. Eles são, sobretudo, uma forma de linguagem e, portanto, de comunicação.
Resposta: Pelo fato das coisas evoluírem rápido. Explicação: Atualmente tudo se torna mais fácil pelo fato da tecnologia, você pode pesquisar vários tipos de mapas de diversas cores, formas e tamanhos.