Massa molar é uma propriedade de uma substância, átomo ou qualquer outra entidade que indica a massa correspondente a um mol dessa substância, átomo ou entidade.
A massa da solução pode ser obtida somando-se a massa do soluto com a massa do solvente (m = m1 + m2). O título é adimensional, isto é, um número puro e sem unidades.
Assim, a massa molar da água é 18 g/mol, ou seja, 1 mol de água, que corresponde a 6,02 x1023 moléculas de água, tem a massa 18 g. Uma forma bem simples de se chegar a massa molar da água é somar a massa molar de cada átomo que compõe a molécula.
90g
g/mol
Relação entre o número de mol e a massa molar A massa molar corresponde à massa molecular de uma substância, sendo expressa em gramas por mol. ... Portanto, 1 mol de uma substância corresponde à massa molar de uma substância e contém 6,02 x 1023 moléculas dessa substância.
Por exemplo, a massa atômica do oxigênio é igual a 16 u, assim a massa molecular da molécula do gás oxigênio (O2) é igual a 32u.
Por isso, podemos dizer que a massa atômica, expressa em u, indica quanto a massa de 1 átomo de certo elemento químico é maior que a massa de 1 u. Sabe-se que 1 u é igual a 1,66054 . 10-24 g.
Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.