Os cursos complementares geralmente são ministrados por instituições de ensino superior ou empresas especializadas na área, que disponibilizam aulas aprofundadas e/ou intensivas sobre determinado tema, ferramenta ou profissão.
Cursos online para horas complementares
O Ministério da Educação (MEC) aponta nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, estabelecidas em 2006, que os futuros pedagogos passem por pelo menos 100 horas destinadas às atividades complementares.
- Cursos online: a participação em cursos EaD de Pedagogia é aceita como atividade complementar, mediante apresentação de um certificado de conclusão. Para isso, é preciso procurar por curso complementar de Pedagogia com certificado online. Aqui no portal E+B você pode conferir alguns cursos online na área da educação.
Horas complementares são atividades exigidas em cursos de bacharelado que têm como objetivo expandir a visão do aluno sobre a sua área de atuação. Elas podem ser adquiridas por meio de estágios, cursos, monitoria, intercâmbio, pesquisas científicas e trabalhos voluntários.
O que colocar no relatório de atividades complementares
Confira alguns exemplos de atividades complementares e dicas para que você faça essas horas de formação de uma maneira mais prática e eficaz:
As horas complementares são habilidades, conhecimentos e competências adquiridas fora da instituição de ensino, que tem como objetivo enriquecer o aprendizado do aluno com experiências e vivências acadêmicas internas ou externas ao curso que está matriculado.
Declaro para os devidos fins que o Sr. _________________________, portador do RG nº _____________/____, estagiou nesta empresa no período de ___ /___ /____ a ___ /___ /____, totalizando _______ horas. _________________, ____ de ___________de 20___.
Para comprovar sua matrícula no curso, basta fazer a emissão na plataforma. Lembrando que as declarações são emitidas somente para alunos que estão matriculados no curso de pós-graduação e que já realizaram o envio da documentação via Correios.
Declaramos para os devidos fins que o(a) Sr(a) (nome), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar), é funcionário(a) desta empresa desde (data), exercendo o cargo de (informar), trabalhando de segunda a sexta-feira das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00 e aos sábados das 07h00 às 11h00.
Eu ( nome completo)_______________________________________________________ RG nº____________________________CPF nº ________________________________, residente na Rua___________________________________________, nº ____________, Bairro________________________,cidade/estado_______________________________, ...
O mesmo vale para quando a situação não resulta na necessidade de afastamento do trabalho. Em todo caso, a declaração de comparecimento deve ser solicitada ao próprio médico ou à secretária. Um documento precisa ser devidamente preenchido, datado e assinado pelo médico ou responsável na clínica para que tenha validade.
Toda declaração de comparecimento se faz justamente para explicar que naquele intervalo de hora, naquele dia, tal trabalhador alí compareceu para se consultar ou ser atendido pelo médio. A CLT não admite declaração de comparecimento como forma para abonar ausência ao serviço.
Declaro para os devidos fins que o(a) Sr(a). (nome), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), compareceu à este escritório de advocacia para realização de consulta jurídica nesta data, no período matutino.
Essa também é uma regra do Conselho Federal de Medicina, de acordo com o artigo 6° da resolução n° 1.
O Atestado de Comparecimento é fornecido quando o médico julgar que o paciente não tem necessidade de afastar-se do trabalho e serve para que o paciente possa justificar ao seu empregador o período em que se ausentou do expediente. Não tem validade como atestado médico.
Em termos legais, a legislação trabalhista brasileira não obriga o empregador a aceitar o atestado médico de acompanhante. Portanto, faltar um dia ou um período de expediente para levar filhos ou parentes próximos ao médico pode ocasionar, sim, descontos na folha de pagamento.
Vejamos: Declaração médica de comparecimento: é emitida pelo médico para justificar que em determinado período do dia o empregado esteve em atendimento médico. ... Atestado médico: é emitido para justificar que o empregado encontra-se incapacitado para o trabalho.
Outra diferença é que em declaração não se pede afastamento do colaborador, somente se informa dia ou horário em que o mesmo esteve presente para determinada atividade, já no atestado temos sempre informando a quantidade de dias que o colaborador necessitará de afastamento, conforme Artigo 3° da resolução supracitada.
O atestado médico é um documento redigido por um profissional de saúde que comprova que, por algum motivo, o profissional não está apto a realizar sua atividade por um tempo específico.
Para incluir este tipo de informação no documento, o médico utiliza a Classificação Internacional de Doenças (CID). Esta informação só deverá constar no atestado médico com a autorização expressa do paciente ou de seu representante legal. Caso contrário, não existe obrigatoriedade de informar a CID no atestado médico.
Os códigos da CID 10 e suas classificações
Eles podem ser somados para que a empresa pague somente os primeiros 15 dias? A empresa não pode somar os atestados de CID diferentes. ... Assim, se a soma dos atestados do mesmo CID ultrapassar 15 dias, a partir do 16º dia o empregado fica sob a custódia do INSS.