crossorigin="anonymous">
A leucoplasia oral é uma condição na qual pequenas placas brancas crescem na língua e, por vezes, no interior das bochechas ou nas gengivas, por exemplo. Estas manchas não provocam dor, queimação ou coceira e não é possível removê-las raspando. Normalmente, desaparecem sem necessitar de tratamento.
A ceratose friccional é uma lesão branca que aparece em áreas comumente traumatizadas, tal como a gengiva inserida em rebordos alveolares residuais, e relaciona-se de forma evidente com a ação irritativa repetida de agentes traumáticos como próteses dentárias; sua exclusão dentro de leucoplasia dá-se pelo ...
O Leucoedema é considerado uma condição hereditária clinicamente representada por uma área esbranquiçada difusa na mucosa bucal. ... Ocorre na mucosa jugal bilateralmente, apresentando coloração difusa, opaca ou branco-acinzentada com maior incidência nos indivíduos melanodermas e, mais raramente, nos leucodermas.
A Organização Mundial da Saúde (KRAMER et al., 1978) define leucoplasia como uma mancha ou placa branca da cavidade oral, não removível à raspagem, que não pode ser caracterizada clínica ou microscopicamente como outra enfermidade.
O diagnóstico preciso deve ser feito por um médico, levando em consideração que os sintomas podem ter relação com diversos tipos de doenças e condições. Exames de rotina ou preventivos, como o papanicolau, são capazes de identificar alterações no corpo decorrentes de uma neoplasia.
Vias de disseminação dos tumores malignos A disseminação do câncer pode ser direta ou indireta (metastática). Na disseminação direta ocorre invasão e destruição dos tecidos adjacentes ao tumor. Na disseminação indireta ou metastática ocorre invasão e destruição de tecidos não adjacentes ao tumor (distantes).
A expressão "margens cirúrgicas livres" significa para o patologista que, naquele local da peça cirúrgica, no qual o corte foi realizado, o tumor não toca a borda da peça.
Se há tumor na margem, significa que parte do tumor permaneceu no paciente e é necessário uma re-excisão ou maior concentração de tratamentos quimioterápicos e/ou radioterápicos. Assim, fala-se que a margem cirúrgica está comprometida. Se não há, fala-se em margens cirúrgicas livres.
O resultado de margem comprometida significa que a lesão não foi completamente removida, de modo que é necessário realizar um novo procedimento para retirada de mais tecido, sendo uma opção a realização de histerectomia total (minha sugestão).
A margem radial deve ser avaliada, principalmente, na ressecção de tumores em órgãos cilíndricos como reto e esôfago. No caso dos tumores de reto, a margem radial é a margem que fica em torno com o tumor, compondo a gordura peri-colônica, fazendo limites com a bexiga anteriormente e com a região sacral posteriormente.
A ausência de neoplasia em um resultado de biópsia indica que não foram encontrados sinais de tecidos com crescimento irregular (tumor) na amostra que foi coletada. A neoplasia consiste em uma proliferação considerada anormal, autônoma e sem controle de um determinado tecido corporal, que recebe o nome de tumor.
A invasão perineural é a presença de glândulas neoplásicas envolvendo filetes nervosos ou até localizadas no espaço intraneural. É um achado frequente nas biópsias (40%) e uma via de disseminação neoplásica e de extensão extra-prostática (EEP).
A invasão angiolinfática pode estar presente ou ausente. A presença de invasão aumenta a chance de disseminação das células tumorais. Este breve texto serve somente como base para o entendimento de um laudo de biópsia de mama positivo para malignidade.