Hibridização é o nome dado à fusão ou à união de orbitais atômicos incompletos, fenômeno que aumenta o número de ligações covalentes que um átomo pode realizar. Lembrando que orbital é a região do átomo em que há maior probabilidade de encontrar um elétron.
Um orbital é classificado como incompleto quando ele apresenta apenas um elétron em seu interior em vez de dois. Para isso precisa-se olhar as ligações que o carbono faz. Se ele faz 4 ligações simples, ele é um carbono sp3. Se ele faz uma ligação simples e duas ligações duplas, ele é um carbono sp2.
A hibridização do carbono é o fenômeno natural que faz com que esse elemento possa realizar quatro ligações químicas. ... A hibridização do Carbono permite que os átomos desse elemento sejam capazes de realizar quatro ligações químicas, ou seja, o carbono só realiza quatro ligações após sofrer o fenômeno da hibridização.
Verificado por especialistas Carbono primário é aquele que faz uma ligação com outro carbono; Secundário que faz duas com outros carbonos; Terciário que faz três com outros carbonos; E, por fim, quartenário quem faz quatro com outros carbonos.