crossorigin="anonymous">
O hematócrito, também conhecido como Ht ou Hct, é um parâmetro laboratorial que indica a porcentagem de células vermelhas, também conhecidas por glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos, no volume total de sangue, sendo importante para identificar e diagnosticar algumas situações, como a anemia, por exemplo.
Um exame de hematócrito que conste como alto pode indicar a presença de desidratação, baixos níveis de oxigênio no sangue, doença pulmonar, doença cardíaca congênita, eritrocitose (aumento anormal de células vermelhas do sangue), ou policitemia, que é o excesso de células vermelhas no sangue.
Em casos de anemia, há uma queda brusca na presença de ferro no sangue; o corpo percebe isso e passa a mensagem ao cérebro. Ele, por sua vez, atua no sentido de interromper o ciclo menstrual, para evitar que haja mais perda de sangue e, consequentemente, de ferro.
Quando a menstruação dura mais de 8 dias, pode ser sinal de que a mulher está com alguma alteração no seu sistema reprodutor. Nesse caso, a perda contínua de sangue pode levar ao surgimento de sintomas como fraqueza, tontura ou anemia, devido a uma perda intensa de sangue.
Para ser considerada prolongada, a menstruação precisa se estender por mais de 8 dias, esteja ela apresentando fluxo intenso, moderado ou leve. Nesses casos, é importante prestar atenção tanto na quantidade de sangue que vem sendo expelido, quanto na sua tonalidade.
Como parar a menstruação: 6 formas possíveis
Além dos contraceptivos orais, há outras meios de interromper a menstruação, como por exemplo o DIU de levonorgestrel, que tem duração de cinco anos, os anticoncepcionais injetáveis trimestrais e os implantes contraceptivos subcutâneos, com duração de três anos.